Dois terços dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em relação às crianças estão atrasados em todo o mundo. Com isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou que 1,9 bilhão de menores de idade estão em risco em 140 países. 

O alerta do Unicef acontece às vésperas da 78ª Assembleia Geral da ONU, que começa nesta terça-feira (19), em Nova York. Então, a intenção da entidade é destacar o atraso nas metas de bem-estar e direitos das crianças presentes na Agenda 2030.

Crianças e Agenda 2030

A Agenda 2030 da ONU apresenta 17 ODS para o desenvolvimento e crescimento sustentável do mundo. Assim, o Unicef detalhou a situação das metas que envolvem os menores no documento “Progressos no bem-estar das crianças: centrar os direitos da criança na Agenda 2030”.

O documento argumenta acerca da necessidade de acelerar as metas, e diz então que “só será possível se o mundo colocar as crianças no centro das agendas nacionais”. Sendo assim, são metas que versam sobre proteção social, educação e saúde.

Além disso, a entidade avalia que até o momento 150 milhões de crianças, o que representa apenas 6% do total da população infantil do mundo, estão contempladas com as metas dos ODS. “Se os progressos previstos se mantiverem, apenas um total de 60 países – que abrigam 25% da população infantil – terão alcançado suas metas até 2030, deixando para trás cerca de 1,9 bilhão de crianças em 140 nações”, afirma o Unicef.

*Com informações do portal Notícia Sustentável

Leia mais: