O pontapé inicial da Taça das Favelas 2023 ocorreu às 9h do sábado (16). Neste primeiro final de semana foram realizados mais de 60 jogos da série A entre o sábado e o domingo no CT do Goiás Esporte Clube Coimbra Bueno, em Aparecida de Goiânia.

Pouco antes do início dos jogos houve a solenidade oficial de abertura da competição com a presença de representantes das equipes, autoridades e apoiadores do torneio. A Taça das Favelas é organizada pela Cufa Goiás e tem o objetivo de proporcionar aos jogadores de periferias um torneio com uma estrutura igual a de um campeonato profissional.

Com a ideia de tornar-se a Copa do Mundo das comunidades, a Cufa Goiás busca parceiros para realizar o evento. Então, Breno Cardoso, presidente da Cufa Goiás, agradeceu a estrutura do Goiás E.C. para os jogos deste ano.

“Ações desse porte só são possíveis por meio da união entre a sociedade civil, iniciativa privada, poder público e veículos de comunicação. Quando estes se unem conseguimos democratizar oportunidades e assim a favela tem a chance de mostrar sua potência e seu valor, fazendo toda a diferença na vida de milhares de pessoas”, disse.

Primeira fase

Mais de 60 partidas marcaram o primeiro final de semana de rodada de jogos da Taça das Favelas, mas a primeira fase ainda não terminou. O calendário oficial da competição prevê jogos desta fase no próximo sábado (23) e domingo (24) e 30 de setembro.

Assim, as equipes ainda disputam vagas nas fases eliminatórias. Os times masculinos e femininos classificados vão disputar os próximos jogos no formato mata-mata. A fase de oitavas-de-finais está prevista para começar no dia 14 de outubro.

O calendário segue com as quartas-de-finais (24 de outubro), as semifinais (04 de novembro) e as finais (18 de novembro). Segundo a Cufa Goiás, os melhores jogadores da competição formarão uma seleção masculina e feminina para a edição das Taça das Favelas Nacional, conhecida como Favelão.

Leia mais: