O Governo de Goiás criou o 1º Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Goiás para combater a desigualdade racial no estado. O programa foi lançado na terça-feira (26) em referência ao feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e será a principal ferramenta de articulação, fomento, monitoramento, avaliação e fiscalização da promoção da igualdade racial no estado.

O plano é resultado do trabalho do Comitê Gestor Estadual de Enfrentamento ao Racismo e ações do Goiás Social. Com a instituição do plano, Goiás dará continuidade às políticas públicas de combate a desigualdade racial através da educação, cultura, esporte e assistência social.

Além disso, o estado fortalece as campanhas educativas e de conscientização antirracista, institucionaliza o combate ao racismo e visa ainda eliminar a discriminação nos órgãos e entidades governamentais.

A presidente da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas de Goiás, Domingas Gouveia, elogiou a criação do plano. “Nós sabemos que é fundamental trabalhar pela igualdade e desigualdade que a gente encontra em todo o Brasil. Quando a gente tem um plano, uma ação, isso se torna mais importante para nossos trabalhos”, destacou.

Avanço importante

Outras metas do plano incluem a ampliação dos serviços do Goiás Social para a população negra e comunidades tradicionais, a inclusão produtiva das comunidades através de créditos específicos e ações para o desenvolvimento econômico.

O Goiás Social é gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds), do secretário Wellington Mattos. O gestor disse que o plano será uma conexão entre as secretarias, entidades e órgãos. “O lançamento marca um compromisso não só institucional, mas uma determinação para que estejamos em um estado em que a igualdade e o respeito avancem”, afirmou.

O secretário-executivo do gabinete de Políticas Sociais, Alexandre Parrode, destacou que o plano estadual é para garantir direitos, bem como “fazer com que todos tenham as mesmas condições e qualidade de vida”. Para Michael Félix Ogã, presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Igualdade Racial e Combate ao Preconceito, o 1º Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Goiás é um avanço importante. 

“Acompanho as políticas públicas de todo o Brasil e, infelizmente, vejo poucos estados com tantos avanços nas políticas de igualdade racial como o estado de Goiás”, disse. A primeira avaliação do plano ocorrerá em três anos.

*Com Agência Cora Coralina de Notícias

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 10 – Redução das desigualdades.

Leia mais: