O Estado de Goiás deve receber amanhã (24) 65 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e não 140 mil, como anunciado ontem (22) pelo governador Ronaldo Caiado. O número doses, menor do que o previsto, foi confirmado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA).

Diante da crise de saúde no Amazonas, a distribuição dessas vacinas não será igualitária, com a maior parte das doses sendo encaminhada para o estado amazonense. Em entrevista ao Jornal Anhanguera, a Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, afirmou que espera uma nota técnica do Ministério da Saúde para saber quais os grupos serão vacinados nessa nova etapa.

Inicialmente, Goiás teria acesso a 7% das 2 milhões de doses que foram trazidas da Índia para o Brasil. Em um acordo entre os governadores, ficou decidido que deste quantitativo, 5% seria destinado a Estados cujas estruturas de Saúde colapsaram, como o Amazonas. Então Goiás teria 132,5 mil doses. Porém, hoje saiu a informação de que o MS remanejou essa quantidade e o nosso Estado receberá 65 mil doses.

As doses da vacina de Oxford/AstraZeneca são administradas com uma diferença maior de tempo, então, no momento, há expectativa de que 65 mil doses possam imunizar 65 mil pessoas.