Para muitos analistas é sorte até mesmo nas alterações forçadas por contusões. Para outros o comprometimento de um grupo formado por atletas cumpridores de esquemas táticos trazidos por Jair Ventura, jovem treinador que vai colecionando resultados interessantes no comando do clube esmeraldino, mesmo sob a desconfiança de uma maioria.

Se é o chamado comandante reativo, não interessa, o importante é que resultados positivos vão sendo somados a cada rodada no Campeonato Brasileiro, levando a equipe a uma colocação que se aproxima muito dos mais caros elencos do futebol nacional.

Em meio a uma crise financeira agravada pela pandemia e sem craques em disponibilidade no mercado da bola, os clubes vão pontuando pela eficiência dos esquemas táticos onde os toques curtos mantém a posse de bola até que apareçam as brechas para uma investida na área adversária. Esse é o retrato fiel do Goiás na Série A, onde Jair Ventura, consciente do material humano que lhe foi entregue e sabedor das dificuldades para qualificar o elenco, implantou o método mais simples, jogar primeiro para não perder, esperar o desespero dos favoritos para em muitas vezes, encontrar uma única bola no caminho do gol e empurra-lá para as redes adversárias. Isso chama-se eficiência.

Jair Ventura é estudioso, aprendeu com grandes professores do futebol e comandou uma infinidade de craques em equipes como Botafogo, Santos, Corinthians e outros times intermediários. Aqui no Goiás os méritos são dele, mas são muito mais de jogadores mais práticos, menos teóricos como Tadeu, o mais eficiente do grupo, Reynaldo, Sidimar, Apodi, Felipe Bastos, Elvis, Nicolas, Pedro Raul e outros anônimos de uma resistência que parecia improvável em competições onde muitos com cofres cheios vão sendo superados pela determinação, aplicação e vontade de vencer desse time do Goiás.

No futebol as equipes que mais gastam deveriam, por premissa, ser as mais vencedoras, todavia o que se vê são aquelas com menor poder aquisitivo conquistando resultados que surpreendem a cada rodada.

Não vou exaltar tanto o futebol do Goiás pelos resultados dos últimos jogos, vou sim esperar a mesma vontade dessa equipe quando entrar em campo nos próximos jogos, afinal, estamos vivendo tempos de um futebol da eficiência!