Hely Maria (Foto: GEC) 

Nesta terça-feira (25), a Confederação Brasileira de Futebol criou uma comissão de Desenvolvimento das Categorias de Base que é liderada pelo Coordenador da Seleção Brasileira, Edu Gaspar. Dez equipes foram convidadas a participar da reunião; Goiás Esporte Clube, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Vitória, América/MG, Avaí, Remo, Bahia, Internacional. O representante do futebol goiano foi Hely Maia.

Hely Maia trabalha no Goiás Esporte Clube a mais de 10 anos e tem como função cuidar da parte administrativa das categorias de base do esmeraldino. A reportagem da Sagres 730 conversou com Hely sobre os detalhes desta reunião.

Confira a entrevista:

O que é discutido nessa reunião?

“O primeiro encontro foi em maio. Nesta terça-feira aconteceu o segundo encontro. Eu vi os clubes, principalmente os que estão a muitos anos militando nas categorias de base. Já vou completar dez anos no Goiás no próximo ano sempre na parte administrativa e no processo de imagem. Vários profissionais que foram convidados são pessoas que se conhecem a muitos anos. Ele (Edu Gaspar) colocou algumas situações e nós mais escutamos. Debatemos sobre o que poderia melhorar em calendário, enfim, esse é mais ou menos o objetivo da reunião”

Qual a base da discussão?

“O tema que foi debatido é definir a faixa etária. No Brasil hoje, cada estado tem uma faixa etária. Por exemplo, aqui em Goiás nós disputamos o sub-19 e em outros estados são sub-20. Inicialmente o principal tema é definir as faixas etárias. Não foi definido quais serão as faixas etárias e a CBF vai encaminhar para as federações um ofício com essas faixas etárias. Definimos com as equipes: sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20 e o sub-23. Logico, que cada federação pode escolher a competição vai disputar. Escolheu essa faixa etária, porque a FIFA reconhece como formação de 12 até os 23 anos. Esse é o período que você tem para receber a verba de cinco por cento divido neste período. Discutimos também as competições. Hoje no Brasil, temos competição para sub-20, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Tem a Copa do Brasil sub-17, não existe um Campeonato Brasileiro Sub-17, não existe nada do sub-15, então é uma deficiência que tem. Até a Seleção Brasileira sub-15 tem dificuldade”