Paciente foi transferida para o HDT na madrugada desta quinta-feira (26), mas não resistiu (Foto: Governo de Goiás)

O governo de Goiás confirmou nesta quinta-feira (26) a primeira morte por coronavírus em Goiás. Trata-se de uma mulher que morreu em Luziânia. “Em nota publicada em rede social o governador Ronaldo Caiado (DEM) confirmou o óbito. “Dia triste. Goiás registrou 1ª morte por coronavírus. Senhora de Luziânia, de 66 anos, hipertensa, com diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, teve dengue recentemente. Não resistiu. Meus pêsames e todo apoio e solidariedade à família. Que Deus conforte o coração de todos.”

A paciente de Luziânia foi transferida nesta madrugada em estado gravíssimo para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT). Ela chegou com parada cardiorrespiratória sem que os médicos conseguissem reanima-la. É a primeira morte registrada no Centro-Oeste.

Em nota divulgada após a postagem do governador, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que a mulher esteve em Brasília dez dias antes de apresentar os primeiros sintomas gripais. O Distrito Federal registra o maior índice de contaminação do novo coronavírus por grupo de 100 mil habitantes do País.

{source}

<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Dia triste. Goiás registrou 1ª morte por coronavírus. Senhora de Luziânia, de 66 anos, hipertensa, com diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, teve dengue recentemente. Não resistiu. Meus pêsames e todo apoio e solidariedade à família. Que Deus conforte o coração de todos.</p>&mdash; Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) <a href=”https://twitter.com/ronaldocaiado/status/1243160007438471168?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 26, 2020</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}

Na noite desta quarta-feira (25), o governo do DF confirmou que o número de infectados pelo novo coronavírus subiu para 195, aumento de 18 registros em 24 horas. Na mesma noite Goiás confirmou apenas 35 casos. Na entrevista coletiva na quarta-feira o governador Caiado revelou sua preocupação com a contaminação da população goiana do Entorno em função do crescimento dos casos em DF. Ele disse que tinha conversado sobre o assunto com o governador Ibaneis Rocha (MDB).

Ainda de acordo com a nota da SES, a covid-19 da paciente morta foi confirmada por exame laboratorial realizado ontem (25). Na madrugada, a mulher foi transferida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) para o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), em Goiânia, onde se constatou o óbito, “apesar das tentativas de reanimação feitas pela equipe”.

Na noite de ontem o governo de Santa Catarina também confirmou a primeira morte no Estado. Com esses dois casos, são pelo menos 61 mortes no Brasil, já que a atualização do Ministério de Saúde, da quarta-feira, tinha 59 mortos.

Até a noite desta quarta-feira (25), havia 35 casos confirmados da covid-19 em Goiás. Na tarde desta quinta-feira (26), a SES-GO confirmou que o número subiu para 38. Já o Ministério da Saúde, em boletim divulgado às 17h, informou 39.

De acordo com a SES-GO, as confirmações foram registradas nos municípios de Goiânia (21), Rio Verde (6), Anápolis (3), Aparecida de Goiânia (2), Valparaíso de Goiás (2), Jataí (1), Catalão (1), Silvânia (1) e Luziânia (1). Em entrevista à Sagres, o infectologista Boaventura Braz de Queiroz revelou que há pelo menos 8 pacientes internados em UTI no Estado em estado grave.

Confira abaixo a íntegra da nota da SES-GO:

“O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), confirma o primeiro óbito por doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19) no Estado. A vítima, de 66 anos, residia no município de Luziânia, localizado no Entorno do Distrito Federal (DF). A mulher esteve em Brasília 10 dias antes de apresentar os primeiros sintomas gripais.

O caso de Covid-19 foi confirmado por exame laboratorial ontem (25). Na madrugada desta quinta-feira (26), a paciente foi transferida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) para o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), em Goiânia, onde se constatou o óbito, apesar das tentativas de reanimação feitas pela equipe. A mulher apresentava comorbidades como hipertensão arterial , diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), além de histórico de dengue.

O Governo de Goiás, por meio da SES-GO, monitora sistematicamente suspeitas de novos casos de Covid-19, seguindo rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde para a identificação de novos registros.
Secretaria Estadual de Saúde.”

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença

Texto atualizado às 17h34 para atualização dos casos de coronavírus em Goiás