A Universidade Federal de Goiás (UFG) segue figurando entre as melhores universidades do Brasil. Segundo o Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2023, conhecido como Ranking Xangai, a universidade subiu da 20ª para a 16ª posição no âmbito nacional.

Ainda de acordo com o ARWU, a UFG permanece na faixa 901-1000 entre as melhores universidades do mundo, de um total de 2.500 instituições participantes. No Ranking Xangai, os critérios de avaliação são divididos em quatro grandes categorias: qualidade da educação, com peso 10% (consideram número de ex-alunos ganhadores de prêmios Nobel e medalhas Fields); qualidade do corpo docente, peso 40% (professores/pesquisadores vencedores de prêmios Nobel e medalha Fields; professores/pesquisadores altamente citados); pesquisa, peso 40% (sendo 20% para o número de trabalhos publicados na Nature e Science; e 20% para o número de artigos indexados no Science Citation Index-Expaned e no Social Science Citation Index); desempenho per capita da instituição, com peso 10%. 

Outra instituição de ensino superior (IES) do Centro-Oeste que também figura entre as 20 melhores é a Universidade de Brasília (UnB), na 10ª posição.

De acordo com o ARWU, nos primeiros lugares estão Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Os dados sobre o desempenho da UFG no ARWU 2023 tiveram análise da Diretoria de Estudos Estratégicos da Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (DEE/Secplan/UFG). Segundo o diretor da DEE, Paulo Henrique Cirino Araújo, “novamente, no ranking, foi reconhecida a produção científica na área de Ecologia da UFG. Se o ranking fosse elaborado por esse critério, a UFG estaria entre as 300 instituições de ensino superior (IES) mais relevantes do mundo”. 

Mundo

Durante a análise dos critérios de avaliação pela Secplan, constatou-se que, no mundo, a UFG está na mesma posição da Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade do Chile (Chile) e Universidade Cote d’Azur (França). No recorte nacional do ranking, a UFG está na faixa 15-18, próxima da Universidade Federal do Ceará (UFC), que ocupa a 15ª colocação; da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a 17ª; e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na 18ª posição.

“Vale ressaltar que as únicas IES da região Centro-Oeste do Brasil que foram posicionadas no Ranking Xangai foram a UnB, a 10ª no ranking nacional e 701-800 no ranking mundial, e a UFG”, diz o diretor de Estudos Estratégicos da Secplan.

Paulo Henrique comenta que o ARWU só avalia instituições que tenham publicações na Nature e na Science ou vencedores de prêmios Nobel e medalhas Fields. “Se não tiver, não entra. Outros rankings internacionais de prestígio como o QS [QS World University Rankings, publicado pela editora Quacquarelli Symonds (QS)] e o THE [World University Ranking, da Times Higher Education (THE)] não colocam essa condição. Para nós da UFG, estar no Ranking Xangai significa muito, pois não é qualquer instituição que é avaliada, mas somente aquelas que têm a primazia na ciência e no ensino”.

De acordo com a Secplan, os rankings internacionais são avaliações cada vez mais importantes na definição dos fluxos de mobilidade acadêmica e reputação internacional das universidades. “No entanto, a cada ano, as suas metodologias estão se sofisticando e passando por aprimoramentos. Além disso, o quantitativo de IES que são avaliadas também vai se alterando e, exatamente por isso, não é possível realizar análises comparativas de um ano para outro. Tampouco é possível comparar a UFG entre os rankings. Cada avaliação recebida pela UFG é o retrato de uma conjuntura anual”, diz Paulo.

Sobre o Ranking Xangai

O Ranking Xangai ou Academic Ranking of World Universities (ARWU), é um ranking de instituições de ensino superior feito até 2008 pela Universidade Jiao Tong de Xangai e desde então pela Shanghai Ranking Consultancy. A classificação avalia e identifica universidades com notório desempenho, desde que tenham pesquisadores laureados com Nobel, medalha Fields, com elevado nível de publicações, citações internacionais ou com trabalhos publicados em revistas como Nature ou Science.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 4 – Educação de Qualidade

Leia mais

Governadores pressionam Senado por permissão para criar novos impostos

Mais de 3400 municípios completaram adesão ao Escola em Tempo Integral

Google vai contribuir para reciclagem em todo o Brasil