Sagres em OFF
Rubens Salomão

Governadores pressionam Senado por permissão para criar novos impostos

Governadores dos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pará tiveram reunião nesta quarta-feira (23) com os senadores de suas bancadas para discutir a reforma tributária. O tema principal foi o artigo que permite aos Estados a criação de novos impostos. A possibilidade rompe o espírito da reforma, de simplificação e unificação de impostos.

Mauro Mendes (União-MT), Eduardo Riedel (PSD-MS), Ronaldo Caiado (União-GO) e Helder Barbalho (MDB-PA) fecharam questão com os 12 senadores dos Estados. A intenção é que o artigo 19 fique no texto do Senado. O trecho teve inclusão no apagar das luzes no texto aprovado na Câmara dos Deputados. O dispositivo permite que governadores criem novos impostos, com cobrança até 2043, sobre produtos primários e semielaborados. O novo tributo é obrigatoriamente destinado a obras de infraestrutura.

Para a criação do imposto é preciso que os Estados tenham fundos de investimento em infraestrutura e habitação em vigor em 30 de abril de 2023, como o Fundeinfra, criado em Goiás no início do ano. Além disso, a proposta exige que o aporte de recursos seja uma condição para que as empresas contem com benefícios fiscais na cobrança do imposto estadual (ICMS), previsto para acabar em 2032.

caiado novos impostos
Foto: Caiado em reunião com a bancada federal goiana, na noite desta quarta-feira (23). (Crédito: Lucas Diener/SECOM)

Novos impostos

O encontro ocorreu no gabinete do senador Mauro Carvalho (União-MT). Ele afirmou que a reunião tratou da manutenção do artigo e disse que o assunto já chegou ao relator, Eduardo Braga (MDB/AM).

Fundos

“O que nós tratamos exclusivamente foi a manutenção dos fundos existentes nesses Estados. A gente tem discutido muito com o senador relator Eduardo Braga, é a manutenção, proibindo a ampliação dos fundos existentes e proibindo também a criação de novos fundos em outros Estados brasileiros”, argumentou.

Pode aumentar

Carvalho defende que, no caso de derrubada do artigo, os Estados compensarão com o aumento da carga do ICMS. “O fato de você cancelar o fundo hoje, amanhã os Estados estarão cobrando ICMS. Os Estados vão cobrar ICMS até 2032, que é muito superior ao valor que o fundo que tem um destino para a infraestrutura cobra hoje”, pontuou, comparando o dispositivo ao regime especial da Zona Franca de Manaus.

Por aqui

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou confiar que o artigo terá manutenção no texto do Senado. “Não vejo como isso aí ser retirado, já é uma coisa consolidada”, disse. Um dos principais críticos da proposta de reforma tributária, Caiado discorda do Conselho Federativo e comentou a fala do secretário extraordinário da reforma tributária da Fazenda, Bernard Appy, de que o órgão terá a função técnica de gerir um algoritmo.

Prerrogativas

“Cabe a mim definir sobre minha arrecadação. É uma prerrogativa que eu tenho, como governador do Estado, de gerir meus recursos. Esse negócio de algoritmo, de comissão que vai fazer e não sei o que. O pessoal lá no Estado faz, qual é o problema? Cada Estado faz o seu. Não existe em nenhum lugar do mundo”, criticou Caiado.

Não vai dar

O governador afirmou também que os R$ 40 bilhões previstos para o Fundo de Desenvolvimento Regional para compensar perdas e cumprir com incentivos de ICMS já concedidos são insuficientes. “Só eu dou R$ 14 bilhões de incentivo”, pontuou.

Medalhista olímpico

O estudante Pedro Porto de Carvalho Nunes, medalhista de ouro na Olímpiada Internacional de Economia, na Grécia, vai receber uma homenagem na Câmara Municipal de Goiânia. O vereador Lucas Kitão (PSD) solicitou uma moção de aplauso ao estudante goiano, um dos cinco brasileiros campeões.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.