O governo de Goiás convocou mais de 5 mil policiais para reforçarem a equipe de segurança na Operação Natal Seguro II, que foi anunciada nesta terça-feira (1º) em solenidade. Além do governador Ronaldo Caiado, na oportunidade estiveram presentes o secretário de Segurança Pública do Estado, Rodney Miranda, o presidente da Associação Empresarial da Região da 44, Jairo Gomes, e autoridades da polícia de Goiás.

De acordo com o secretário de segurança pública, Rodney Miranda, a concentração da equipe da operação Natal Seguro II será nas regiões onde o comércio é mais forte. “Nos concentraremos, logicamente, em locais de comércio mais forte. Aqui na região metropolitana de Goiânia, lá na região do entorno e alguns polos espalhados pelo Estado, que costumam receber visitantes e pessoas que vem comprar”.

O foco principal da operação é o combate à criminalidade nessa época do ano. Contudo, o secretário de segurança pública do estado destaca que a equipe também dará suporte as equipes municipais de fiscalização do combate ao covid-19.

“A fiscalização em relação ao covid é prioritariamente do poder público municipal, das prefeituras municipais. Mas nós, em nome da preservação da ordem pública, daremos apoio naquelas situações em que houver um flagrante de desrespeito às normas de afastamento municipais. Mas desde que acionados pelo poder público municipal”, explica.

De acordo com o governador Ronaldo Caiado, o investimento nessa operação foi de mais de R$ 2 milhões. “Essa operação teve um aporte de mais de dois milhões de reais da Secretaria de Segurança Pública do estado de Goiás. Nós estamos fazendo uma ampliação de 40% de todas as nossas forças de segurança no Estado para dar cobertura e ter a segurança como prioridade”, conta Caiado.

A operação teve início nesta terça-feira (1º) e vai até o dia 3 de janeiro de 2021 em todo estado de Goiás.

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão da jornalista Tandara Reis.