O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que vai reformular o programa Cheque Moradia. A novidade foi anunciada durante a solenidade de lançamento de obras para construção de casas em Paraúna. Criado em 2003, o benefício tem como objetivo financiar reformas e construção de moradias populares.

De acordo com Caiado, o antigo modelo do benefício estava gerando fraudes. “O Ministério Público está cheio de denúncias de que o cidadão pegava o Cheque Moradia, levava em algum lugar, pegava uma nota fiscal e a metade do valor ficava com a pessoa e a outra metade com o dono do cheque”, explicou.

Caiado revelou que o projeto piloto do novo Cheque Moradia já está sendo aplicado em Americana do Brasil e logo se estenderá para todo o estado. O governador explicou que o novo modelo do programa não distribuirá a quantia em dinheiro para os beneficiados.

“Identificando aquelas casas que são realmente carentes, nós vamos iniciar a reforma enviando uma empresa que chegará ao local e cumprirá a ordem de recuperação daquela casa”, explicou o governador.

Além de receber a equipe para a reforma na residência, Caiado destacou que os cidadãos inscritos no programa vão receber a visita de assistentes sociais. Esses profissionais, junto a outros órgãos do governo, vão auxiliar os donos das casas a desenvolverem de uma renda complementar.

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão da jornalista Kamylla Rodrigues