O Detran-GO publicou na última sexta-feira (2), uma portaria extinguindo a concessão de vistoria veicular em território local e regulamentando o credenciamento de empresas diretamente com o órgão. Em entrevista à Sagres, o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, afirmou que a portaria começou a ser elaborada em novembro de 2020.

“Nós esperamos ter, em média, umas 500 empresas credenciadas e, também trabalhando em todo o Estado de Goiás fazendo vistorias. Com isso, abre-se concorrência e também é possível cobrar a melhoria da prestação de serviços”, detalhou o presidente que ainda explicou que a empresa interessada pode fazer o credenciamento eletronicamente, pelo site do órgão.

Ouça a entrevista completa:

Além da empresa que vai realizar as vistorias, haverá uma outra, que será responsável por executar o resultado da análise no sistema. Para Marcos, isso fará com que o sistema seja mais seguro. “Na vistoria podem ocorrer muitas fraudes. São situações de esquentar veículo, de raspagem e, também, de adulteração documental. Então quando a empresa de vistoria realiza toda a análise documental e também audiovisual, ela encaminha para essas outras empresas que devem fazer os laudos”.

A mudança ocorre em cima de um decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou as leis que regulavam a concessão de vistorias veiculares a empresas privadas, inconstitucionais. “Então não tem como, por exemplo, o Detran aqui se recolher ao ponto de acreditar que uma única empresa seria mais segura”, declarou o presidente do Detran-GO.

CNH Social

As inscrições para a CNH Social serão encerradas nesta quarta-feira (7). São 3 mil vagas divididas nas modalidades urbana, estudantil e rural. Para se inscrever, basta estar cadastrado no CadÚnico. Segundo Marcos Roberto, após o encerramento das inscrições, amanhã (7), no próximo dia 12 de julho já sai o resultado com os contemplados.

O presidente do Detran-GO, mostrou preocupação com o número de inscritos na modalidade rural. “A gente tem menos procura, pois as pessoas têm menos acesso à informação. Por isso que a gente, sempre que é convidado para ir em rádio, que é o meio mais utilizado na área rural, a gente vai para divulgar o programa”.

Após essa etapa, será realizada uma nova prevista para o final de setembro, na Semana Nacional de Trânsito, com cerca de 5 mil vagas.