Em reunião com o governador Ronaldo Caiado na tarde desta terça-feira (7), representantes de empresários e comerciantes manifestaram apoio ao isolamento intermitente de 14 x 14 dias como medida de enfrentamento ao novo coronavírus.

Segundo o governo, o grupo disse que vai contribuir com o que pode e planejar a reabertura do comércio na semana que vem, quando finaliza a quarentena de duas semanas.

O governo, por sua vez, sinalizou que ao fim dos 14 dias, ou seja, a partir da próxima terça-feira (14), fará reuniões periódicas com os empresários para discutir ajustes nas medidas adotadas.

“Serão ajustes finos, para ver se devem manter fechado ou flexibilizar, tudo sempre compatibilizando com a disponibilidade de leitos e com a evolução do quadro epidemiológico dos próximos dias”, disse o secretário geral do Governo, Adriano da Rocha Lima.

O presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Jairo Gomes, vê como positiva a iniciativa do governo de debater as questões sobre a abertura de fechamento do comércio de forma conjunta com representantes do setor.

“Vejo, em nome da Associação Empresarial da Região da 44, um aceno do governo do Estado para retomar esse diálogo com o setor produtivo para exatamente, juntos, combatermos o Covid. É claro que a economia precisa girar, precisamos ter responsabilidade com a saúde sanitária da cidade, mas a economia também não pode ficar fechada. O governador entende isso, e agora resolve, nessa reunião, com todo o setor produtivo, alinhar uma conversa para, daqui para frente, juntos, tomar decisões conjuntas”, afirma.

Mudanças

Também nesta terça-feira (7), em entrevista à TV Anhanguera, o prefeito Iris Rezende (MDB) disse que vai propor ao governador Ronaldo Caiado (DEM) mudança na quarentena intermitente, mas não deu detalhes.

Atualmente, conforme decreto do Estado e da prefeitura, são 14 dias com o comércio fechado – iniciados no dia 1º de julho – e 14 abertos na capital para tentar evitar o aumento da curva de contaminação do novo coronavírus (Covid-19). O prefeito disse que não tomará nenhuma decisão sem conversar com o governador.

O prefeito aderiu à quarentena alternada 14 x 14 do governo estadual no último dia 30.