O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou a abertura de um edital para destacar e promover projetos de sucesso em agricultura urbana e periurbana dentro dos serviços de saúde e assistência social em municípios brasileiros.

Essa iniciativa, realizada em colaboração com a Coordenação-Geral de Agricultura Urbana e Periurbana, vinculada ao Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, conta com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais e da Embrapa Hortaliças.

Os temas prioritários para a submissão de projetos incluem:

  • Fortalecimento de práticas integradas em agricultura urbana e periurbana para saúde e assistência social;
  • Promoção da agroecologia no abastecimento urbano e no combate à insegurança alimentar e nutricional;
  • Implementação de práticas sustentáveis e eficientes na gestão de resíduos na agricultura urbana.

Inscrições

Podem se inscrever na chamada: gestores e/ou servidores públicos (de todas as esferas governamentais); membros de coletivos, organizações não governamentais e associações da sociedade civil com experiências relevantes na área; e também grupos de extensão e/ou pesquisa em universidades.

“Sua experiência pode contribuir para a construção de políticas públicas de agricultura urbana, para a promoção da saúde, segurança alimentar e nutricional, e sustentabilidade social no Brasil”, afirma o Ministério.

As inscrições para o “Mapeamento das Experiências da Agricultura Urbana e Periurbana nos Serviços de Saúde e Assistência Social” estarão abertas até 31 de maio.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável

Leia também: