O El Niño está se encerrando, com previsão de La Niña para o inverno de 2024, conforme relatório da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA). Há uma probabilidade de 85% de o El Niño terminar entre abril e junho, com a transição para a neutralidade sendo breve.

Espera-se que a La Niña se estabeleça ainda durante o inverno brasileiro, entre junho e agosto, com 60% de chance de ocorrência, podendo afetar o padrão de chuvas no país no segundo semestre de 2024, segundo informações do site Notícias Agrícolas.

“No geral, a previsão para este mês é muito semelhante à do mês passado , e continuamos esperando La Niña para o outono e início do inverno no Hemisfério Norte (cerca de 85% de chance)”, afirma a publicação desta quinta-feira.

Setor produtivo

O setor produtivo brasileiro, especialmente no Centro-Sul, está atento às previsões de médio prazo. Após três anos consecutivos de La Niña e prejuízos bilionários na agricultura, os agricultores buscam soluções para mitigar os impactos climáticos e se recuperar dos danos.

De acordo com análises anteriores da MetSul, a fase de transição já começou em abril, com o surgimento de áreas com águas mais frias no Pacífico Equatorial indicando o início desse processo.

“O El Niño enfraquece de forma gradual desde o começo do ano e a tendência que o evento do fenômeno de 2023-2024 chegue ao fim nas próximas semanas, no mais tardar em meados de maio”, destacou a consultoria.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 15 – Vida Terrestre

Leia também: