O turismo colaborativo está crescendo no Brasil. A modalidade é promovida para combater a poluição plástica em praias e oceanos e ajudar a preservar a biodiversidade do litoral brasileiro. No ano passado, a empresa Havaianas e a  Worldpackers, startup brasileira de turismo colaborativo e de impacto, promoveram seis ações em praias do país e irão ampliar o serviço em 2024.

A iniciativa visa o trabalho voluntário de turistas que vão aproveitar o litoral brasileiro. Então, ela se chama Beach Clean Up e oferece a troca de hospedagem. Mas a ampliação é o “Programa Ecopackers”. Com ele, a iniciativa irá disseminar boas práticas de sustentabilidade como economia circular e gestão de resíduos.

A partir de agora, portanto, o turismo colaborativo irá formar facilitadores dentro de um programa de educação ambiental. As ações de 2023 mobilizaram 643 pessoas. Elas recolheram 567 quilos de resíduos das praias. Os voluntários são os chamados anfitriões e participam do programa cujo slogan é “Viajar, aprender e viver sendo mais sustentável”.

Dentro do projeto, eles recebem treinamento para as atividades. A iniciativa ocorre com foco em viajantes e meios de hospedagem. Assim, a rota de turismo regenerativo conta com sete hostels e pousadas. O projeto tem parceiros em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia mais: