O Cheque Moradia será substituído por outro programa de reforma de residências. O espelho para a ação social é o “Morar Melhor”, executado pela Prefeitura de Salvador (BA). O governador Ronaldo Caiado (DEM) confirmou a substituição do Cheque Moradia.

O tema está sendo acompanhado de perto pela primeira dama do Estado, Gracinha Caiado. O governador ressaltou que ela foi à capital baiana entender melhor o programa de reforma de residência de famílias carentes.

“A minha esposa não está aqui. Está em Salvador onde um programa substituindo o que se chamava Cheque Moradia e que tem milhares de denúncia contra e que na verdade são tantas notas falsas e que não produzia nenhum resultado. Este programa será substituído por um programa que tem um embrião em Salvador e temos a humildade de buscar o que existe de melhor para atender as pessoas”, disse o governador em evento nesta segunda-feira (15).

Criado em 2015, o Programa Morar Melhor, tem o objetivo de diminuir o déficit qualitativo nas habitações, promovendo melhorias e pequenas reformas nas casas, que podem incluir reboco e pintura, recuperação de telhado, troca de esquadrias e instalações sanitárias, a partir da necessidade de cada moradia.

No mês de janeiro, a primeira dama também foi à Salvador conhecer detalhes do “Morar Melhor”. O Cheque Moradia foi criado Lei nº 14.542, de 30 de setembro de 2.003.

Transferência de Renda

Além de substituir o Cheque Moradia, outro programa social da gestão tucana, o Renda Cidadã. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), está analisando a reestruturação da ação de transferência de renda.

O Renda Cidadã foi suspenso em junho de 2018 em razão de uma recomendação do Ministério Público.  O governo alega que cerca de 50% dos pagamentos nos anos de 2017 e 2018, não eram pagos.