A associação ambientalista Greenpeace diz ter encontrado produtos tóxicos nocivos à saúde em roupa e calçado infantil de 12 marcas internacionais vendidas em 25 países. A organização comprou 82 peças de roupa e calçado para crianças, em Maio e Junho de 2013, em lojas oficiais das marcas ou em lojas autorizadas. As peças foram fabricadas em pelo menos 12 países diferentes. Entre as conhecidas, estão a H&M, Primark, GAP, Disney, C&A, American Apparel, Uniqlo; lojas de artigos desportivos como Adidas, LiNing, Nike e Puma; e ainda a Burberry, do segmento de luxo.

Segundo o Greenpeace, os produtos foram enviados para os seus laboratórios na Universidade de Exeter, no Reino Unido, de onde seguiram para análise em laboratórios independentes acreditados. As conclusões, apresentadas no relatório intitulado Um pouco da história sobre os monstros no seu armário, divulgado na página de Internet da Greenpeace, vêm confirmar as suspeitas.

De acordo com o documento, 61% das peças analisadas tinham na sua composição nonilfenóis, um grupo de químicos que causam perturbações hormonais. Oito artigos (10%) apresentavam concentrações deste composto superiores a 100 miligramas por quilo (mg/kg), e em três peças a concentração era superior a 1000 mg/kg. “Os nonilfenóis foram detectados em pelo menos um artigo de cada marca incluída neste estudo” e “em um ou mais artigos comprados em 21 dos 25 países”, lê-se no relatório.  

Em 35 peças com desenhos estampados, 33 continham ftalatos em valores acima do limite de detecção (3 mg/kg). Os ftalatos são químicos utilizados como aditivo para tornar o plástico mais maleável e são considerados cancerígenos. Os investigadores encontraram concentrações deste composto acima dos 1000 mg/kg em dois artigos: numa t-shirt da Primark comprada na Alemanha e num fato de bebé da American Apparel comprado nos Estados Unidos. A organização acredita que a presença de ftalatos em altas concentrações nestes dois artigos indica que estes compostos são habitualmente usados para produzir impressões sobre vestuário.