Sagres em OFF
Rubens Salomão

Greve dos servidores ambientais amplia adesão em 20 estados e Distrito Federal

A mobilização de greve dos servidores ambientais federais ganha força total a partir desta segunda-feira (01), quando instituições em 20 estados e o Distrito Federal vão suspender suas atividades. O movimento inclui Ibama, ICMBio, Serviço Florestal Brasileiro e o próprio Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA). As reivindicações permanecem desde o fim de 2023 e, no início do mês, o governo federal encerrou as negociações, sem conseguir acordo.

Desde a última segunda (24), quatro estados iniciaram a greve: Acre, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte, o que já começou a afetar serviços importantes no país.  Como a fiscalização de atividades ilegais de garimpo, extração de madeira e criação de gado em áreas protegidas. Com a adesão total da categoria de servidores ambientais, a situação tende a se acirrar. Com a experiência de judicialização de greves anteriores, a categoria deve manter atividades de licenciamento ambiental de empreendimentos, mas apenas os que já se encontram em fase de pós-licença.

Só nos casos em que os serviços são de acompanhamento, enquanto novas autorizações devem ser suspensas. O atendimento de resgate e triagem de animais silvestres, vai continuar em operação pelo Ibama. Assim como o atendimento a qualquer situação de emergência, como os incêndios no Pantanal ou desastres ambientais que porventura possam ocorrer durante o período de greve. As informações são da Ascema, associação nacional que representa os servidores ambientais.

servidores ambientais em negociação ibama icmbio
Foto: Servidores do Ibama e ICMBio durante mobilização das categorias. (Crédito: Ascema/Divulgação)

Servidores ambientais

Os licenciamentos para novos pontos de exploração de petróleo serão, assim como boa parte da pesquisa desempenhada pelos centros do ICMBio, gerando prejuízo à ciência ambiental brasileira. No âmbito do MMA, com servidores ambientais em greve, o trabalho de articulação de novas políticas públicas deve sofrer atrasos. Assim como a implementação de programas, em momento de vulnerabilidade de biomas brasileiros. Como a Amazônia e o Pantanal, ameaçados pela seca e os incêndios florestais.

Paralisação

Além de atividades de fiscalização, autuação e multa, a paralisação do Ibama suspende a liberação de automóveis e outros produtos importados. O Instituto avalia padrões de desempenho em relação à poluição. As exportações de produtos da biodiversidade, como madeira, também dependem de verificação para seguir viagem rumo aos mercados internacionais.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13  Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.