O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, convocou especialistas para desenvolverem uma série de recomendações para governos e interessados acerca da transição energética justa e sustentável. Segundo Guterres, as orientações são um tipo de “guia prático para ajudar a gerar prosperidade e igualdade juntamente com a energia limpa”.
O guia torna-se necessário à medida que a demanda por minerais necessários às tecnologias de energia renovável aumenta. Pois a ONU estima que essa demanda triplique até 2030.
A demanda é de minerais como cobre, lítio, níquel, cobalto e elementos de terras raras. Então, os minerais são utilizados para produtos de energia limpa, como turbinas eólicas, painéis solares, veículos elétricos, bem como o armazenamento de baterias.
Justiça na transição
A ONU insiste que os países busquem equidade, justiça e sustentabilidade no processo de transição energética. Por isso, as recomendações para alcançar uma transição justa inclui princípios como desenvolvimento sustentável, respeito às pessoas, proteção do meio ambiente e prosperidade dos países em desenvolvimento.
Para começar, os especialistas colocaram princípios orientadores, dentre eles equidade, transparência, investimento, sustentabilidade e direitos humanos. São princípios para nortear o uso dos minerais, da extração, ao refino, passando pela fabricação, transporte e reciclagem.
Outras soluções são gestão ambiental para casos como minas abandonadas e uma estrutura global de rastreabilidade, transparência e responsabilidade em toda a cadeia de valor.
Uma das principais orientações dos especialistas é cooperação e justiça com os direitos humanos no centro do desenvolvimento. Os princípios, segundo a ONU, são uma forma de garantir que todos os países consigam fazer a transição dos combustíveis fósseis para a energia renovável mesmo no momento em que “a demanda por minerais essenciais vai disparar”.
*Com ONU News
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 07 – Energia limpa e acessível.
Leia mais: