Destaque do tênis de mesa, Gustavo Tsuboi fala sobre valores do esporte para a vida

Com quatro participações em Jogos Olímpicos, o mesatenista Gustavo Tsuboi participou neste fim de semana do TMB Challenge Plus, evento do tênis de mesa que foi realizado pela primeira vez em Palmas, no Tocantins. 

Com a responsabilidade de ser a referência do esporte na competição, Tsuboi cumpriu o desafio e faturou o título no Absoluto A, além de dividir a arquibancada com a torcida e inspirar os jovens atletas que participaram do torneio.  

“É muito legal estar aqui num evento como esse, para mim particularmente, eu já vim aqui para Palmas há 20 anos atrás então retornar aqui mais uma vez é um prazer.  A intenção deles (Federação Tocantinense de Tênis de Mesa) era realmente de trazer alguém com uma bagagem na carreira, para inspirar essa nova geração que está vindo. Acho que o meu papel aqui é servir de espelho para essa nova geração”, afirmou Tsuboi que agradeceu a Federação Tocantinense de Tênis de Mesa, através do presidente Raphael Azevedo, pelo convite para o evento. 

Valores para o esporte e vida

O ginásio do Instituto Federal do Tocantins foi o palco do TMB Challenge Plus, competição promovida pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e Federação Tocantinense de Tênis de Mesa. A arquibancada foi tomada por famílias que incentivaram os seus atletas e Tsuboi destacou a importância do apoio da família e dos valores do esporte para a vida. 

“Estou sentindo um ambiente muito legal aqui, bem familiar. Acredito muito que a família tenha que fazer parte desse processo. Mas independente de tudo, o esporte ensina coisas que a escola não ensina. São virtudes e valores que a gente adquire através do esporte que a gente vai levar para o resto da vida, para qualquer área”, pontuou. 

A participação no TMB Challenge marcou o retorno do mesatenista às competições após uma recuperação de lesão. Atualmente, Tsuboi é atleta da Academia de Tênis de Mesa Life Pong, de São Paulo. 

Tocantinenses se destacam jogando em casa

Aos 20 anos, Pedro Fagundes é um dos destaques do Tênis de Mesa no Tocantins – Foto: Divulgação FTTM

Pedro Henrique Fagundes, da equipe Ulbra Palmas/Chokito Tênis de Mesa (TO), foi campeão do Rating Ouro, e do Absoluto F (M). O atleta de 20 anos, começou a prática do Tênis de Mesa há oito anos, mas passou um período afastado das raquetes. Ele comentou como foi a volta, jogando em casa. 

“A torcida passa uma energia, uma força durante o jogo, faz uma diferença danada. Eu jogo desde os 12 anos e fiquei quatro anos parado, voltei há 3 meses e no último mês o foco estava todo na competição para conseguir um bom resultado. Durante o ano terei mais competições valendo o ranking nacional, esta foi a primeira etapa e tem mais brasileiro pela frente, quem sabe não viajo para outras competições”, destacou. 

Com a proximidade das Olimpíadas, Pedro falou sobre a importância dos Jogos para dar ainda mais visibilidade à modalidade e deu uma dica aos atletas que estão começando no esporte: “Treinar saque. Treinar saque é garantido, a metade do ponto é o saque”, afirmou. 

A Academia Chokito, de Palmas, foi campeã geral na categoria olímpico, com 15 mil pontos, e vice-campeã no paralímpico, subindo ao pódio mais de 40 vezes durante a competição. 

Modalidade cresce no estado 

Campeã Geral Olímpica e Vice-Campeã Paralímpica, a equipe Chokito subiu mais de 40 vezes ao pódio nos três dias de competição – Foto: FTTM

O TMB Challenge Plus, realizado pela primeira vez em Palmas, contou com a participação de 220 atletas de 13 estados e do Distrito Federal. Para o presidente da FTTM, Raphael Azevedo, a realização da competição no Tocantins é um marco. 

“Realizar essa etapa em Palmas foi muito importante, além fato de ser a primeira vez, é importante também de ser um marco para a Federação Tocantinense de Tênis de Mesa, porque havia 20 anos que não tinha tido nenhum evento desse porte em Palmas, nenhum evento nacional no Tocantins, então isso foi um marco para voltar o Tocantins ao cenário nacional”, afirmou. 

Raphael, que também é gestor da equipe Ulbra Palmas/Chokito Tênis de Mesa (TO), destacou a importância dos atletas tocantinenses terem a oportunidade de disputar uma competição como o TMB sem sair do estado. 

“Foi um marco. A gente poder colocar os atletas a participarem de uma competição desse nível sem ter que sair do estado, e ter experiência de vários atletas iniciantes, de nível médio, poder também competir e se adaptar ao nível de competição altíssimo que é, fora assistir os atletas da elite do tênis de mesa nacional”, destacou. 

Ainda segundo o gestor, a equipe irá reavaliar os passos para o segundo semestre a fim de escolher as competições em que irão participar, e o objetivo é a final do brasileiro, que acontece em Chapecó (SC), no mês de dezembro. 

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e Bem Estar. 

Leia mais: