A Hemorrede Pública de Goiás lança, nesta quinta-feira (9) a campanha “Transforme a saudade do Araguaia em boa ação. Doe sangue!”. A ideia é levar o maior número de apaixonados pelo rio Araguaia às unidades da Hemorrede em todo o Estado, em um ano atípico, em que a temporada de férias no rio foi suspensa devido à pandemia de Covid-19.

“Mesmo em tempos de pandemia, é importante reforçar a importância da doação de sangue. Continuamos atendendo as unidades públicas de saúde de todo o Estado, uma demanda mensal de 3,2 mil bolsas de sangue, e em um momento em que estamos privados de desfrutar desse período de férias, nada melhor do que poder fazer dessa ocasião uma oportunidade ajudar o próximo”, disse a diretora-geral da Hemorrede, Denyse Goulart.

A temporada do Araguaia em 2020 foi cancelada pelo governo estadual para evitar a disseminação do novo coronavírus na região. Segundo a diretora, anualmente, há uma queda nas doações no mês de julho devido ao período de férias. A diretora-geral acredita que a ausência de doadores neste período deve ser acentuada com a pandemia, por isso, a importância da campanha.

“Quero convidar a todos os que estão saudáveis, tem idade entre 16 e 60 anos, e que devido pandemia não poderão se ausentar de Goiânia nestas férias, para virem até o Hemocentro, fazerem uma boa ação e doarem sangue. Para quem gosta de acampar e pescar nada dá mais alegria que passar a temporada no Rio Araguaia e se deslumbrar com aquele pôr do sol magnífico, mas também é muito prazeroso saber que uma atitude nossa salvou a vida de alguém”, garante Denyse.

Agende sua doação

A Hemorrede criou o serviço de agendamento online pelo site agenda.hemocentro.org.br e pelo telefone 0800 642 0457 para que qualquer pessoa possa escolher o melhor dia e horário para fazer uma doação de sangue. A ferramenta garante celeridade ao atendimento nas unidades de todo o Estado.

“O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia Covid-19”, ressalta Denyse.

Doação segura

Segundo a Hemorrede, todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para segurança dos doadores em suas unidades em razão da pandemia foram adotados.

“Não existe evidência de transmissão de coronavírus por transfusão de sangue, no entanto, o MS orienta para que pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 fiquem impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a remissão dos sintomas”, esclarece, Denyse.

Denyse informa ainda que a Hemorrede dispõe de rotinas rigorosas de limpeza e desinfecção dos ambientes, uso de insumos descartáveis, além de treinamentos específicos de todos os servidores das unidades.

Quem pode doar?

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 60 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos, fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.