Nervosismo, ansiedade, gols e emoção. Esses foram os ingredientes da final do Goianão 2021. Nos pênaltis, o Grêmio Anápolis venceu o Vila Nova por 5 a 4 e se sagrou campeão do Campeonato Goiano pela primeira vez na história em pleno Onésio Brasileiro Alvarenga! Enquanto o Colorado completou o 16º ano sem levantar o troféu de campeão goiano.
>>Assista os melhores momentos da final entre Vila Nova e Grêmio Anápolis
No tempo regulamentar, o Tigre empatou com a Raposa por 1 a 1. Vinícius Rodrigues e Formiga marcaram os gols da partida. Como no jogo de ida as equipes também empataram por 1 a 1, a disputa foi para os pênaltis.

No primeiro tempo da decisão, o Vila Nova começou pressionado o adversário, porém, não conseguiu manter o volume de jogo. Enquanto o Grêmio Anápolis cresceu na partida e foi superior nos 45 minutos iniciais. Apesar da Raposa de ter criado as melhores oportunidades, o ataque da equipe pecou nas finalizações e não conseguiu tirar o zero do marcador.
Na etapa final o Grêmio Anápolis seguiu dominando o jogo, e aos 15 minutos abriu o placar. Após cobrança de falta, Vinícius Rodrigues cabeceou e encobriu o goleiro Georgemy, 1 a 0 para a Raposa. Dez minutos depois, Kelvin deixou tudo igual no marcador.
No entanto, após revisão do VAR o gol do Vila Nova foi anulado pelo árbitro Elmo Resende, que marcou falta de Pedro Júnior em cima de Baiano. Mas aos 37, Willian Formiga chutou forte da entrada da área e empatou a partida! Com igualdade no placar, assim como no jogo de ida, a disputa do título do Campeonato Goiano foi para os pênaltis!
Nas penalidades, Henan, Rafael Donato, Pedro Bambu e Pedro Jr. marcaram. Enquanto Arthur Rezende isolou a bola. Já o Grêmio Anápolis converteu todas as cobranças, com Vinícius Rodrigues, Thiago Rubim, Vidal, Luizão e Vitor Braga.
Detalhes do confronto
- Retrospecto: Vila Nova e Grêmio Anápolis já se enfrentaram 19 vezes na história do Futebol Goiano, sem contra o jogo de hoje (via Futebol de Goyaz);
- Ao todo, são dez vitórias para os colorados, seis triunfos para o clube de Anápolis e três empates (via Futebol de Goyaz);
- Na partida de ida, o duelo entre as duas equipes terminou com um empate por 1 a 1;
- Dessa forma, quem vencer conquista o título, um novo empate, leva a decisão para as cobranças de pênaltis;
- O Tigre tenta voltar a levantar a taça de campeão goiano após 15 anos desde a última conquista, enquanto a Raposa busca esse feito pela primeira vez;
- O Vila Nova tem uma alteração importante no time, a entrada de João Pedro, no lugar de Alan Mineiro contundido;
- Do lado do Grêmio Anápolis, o técnico Cleber Gaúcho tem dois desfalques certo para essa decisão do Goianão, o zagueiro Danrlei e o atacante Ronald estão suspensos por três cartões amarelos;
- O lateral Igor Milioransa pertence ao Vila e só entrou em campo, mediante a pagamento de multa. Porém, o atleta jogou apenas 34 minutos;
- Igor sentiu uma lesão e pediu para ser substituído.
Ouça a narração dos gols na voz de Paulo Massad
Campeonato Goiano 2021 – Final – Jogo de volta
Data – Dia – Hora – Jogo – Local
23/05/2021 – Dom – 16h – Vila Nova 1 (4)x(5) 1 Grêmio Anápolis – Onésio Brasileiro Alvarenga
Ficha técnica: Vila Nova 1 (4)x(5) 1 Grêmio Anápolis
Data: 23 de maio de 2021, 16h
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia-GO
Arbitragem
Árbitro: Elmo Resende – GO
Assistente 1: Leone Carvalho – GO
Assistente 2: Tiago Gomes – GO
4º Árbitro: Rubens Paulo dos Santos
Assessor de Arbitragem: Vicente de Paula
Var: Jefferson Ferreira – GO
AVAR 1: André Luíz Castro – GO
AVAR 2: Edson Antônio – GO
Observador do VAR: Cleiber Elias – GO
Gols
Vila Nova: Formiga
Grêmio Anápolis: Vinícius Rodrigues
Cartões amarelos
Vila Nova: Henan, Kelvin
Grêmio Anápolis: Vitor Braga
Pênaltis Convertidos
Vila Nova: Henan, Rafael Donato, Pedro Bambu e Pedro Jr.
Grêmio Anápolis: Vinícius Rodrigues, Thiago Rubim, Vidal, Luizão e Vitor Braga
Escalações
Vila Nova: Georgemy; Celsinho (Pedro Jr.), Rafael Donato, Saimon e Willian Formiga (Nilson Jr.); Dudu, Pedro Bambu, Arthur Rezende e João Pedro (Thiaguinho); Henan e Kelvin. Técnico: Wagner Lopes.
Suplentes: Fabrício, Walisson Maia, Nilson Jr., Kallyl, Éder, Thiaguinho, Marcos Paulo, Pedro Jr. e Íkaro.
Grêmio Anápolis: Jordan; Baiano, Gut, Roger e Igor (M. Rodrigues); Lúcio (Luizão), Araújo (Neto) e Vitor Braga; Vinícius, Lucão (Thiago R.) e Matheus Martins (Vidal). Técnico: Cleber Gaúcho.
Suplentes: Gabriel B., Luizão, André, Vidal, M. Rodrigues, Thiago R., Rafael, Rodrigo, Neto, Fabrício, Yan e M. Porto.