A Secretaria Municipal de Saúde dá prosseguimento ao Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19 e começa a aplicar a segunda dose da vacina nesta segunda-feira (15/02) em idosos que vivem em Unidades de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e profissionais de saúde. Os primeiros idosos a receberem a segunda dose serão os do Abrigo São Vicente de Paula.

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 em Janeiro, Goiânia já aplicou 60.533 doses do imunizante. O Plano Estratégico de Vacinação para a capital foi apresentado em janeiro, norteando as ações para a execução da Campanha Nacional de Vacinação com a imunização focada nos grupos estratificados pelo Ministério da Saúde. A estratégia segue as orientações contidas no “Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19”, do MS, e na “Nota Informativa Nº: 2/2021 – orientações para a execução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado de Goiás”.

Em 20 de janeiro, teve início a aplicação das 30.160 doses iniciais da Coronavac. A definição do púbico alvo considerou critérios de exposição à infecção, maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. Assim, a primeira fase da campanha estabeleceu a imunização dos trabalhadores de saúde e idosos residentes em instituições de longa permanência. O município possui cerca de 77.383 pessoas do primeiro grupo e 780 do segundo.

No dia 26 do mesmo mês, foram recebidas mais 23.055 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca. A remessa foi destinada aos trabalhadores de saúde atuantes nos Hospitais; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate); Unidades Básicas de Saúde (UBSs); Consultórios/ Laboratórios.

No total, então, somente em janeiro, foram recebidas 53.215 doses, considerando as vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca. Até agora, são 51.225 pessoas imunizadas do primeiro grupo (trabalhadores de saúde e idosos institucionalizados).