O projeto Assistente Jurídico Virtual é resultado de investimentos em inteligência artificial e foi anunciado como fruto da parceria do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Dessa forma, o anúncio da parceria aconteceu durante assinatura do contrato na última quinta-feira (23).

A iniciativa conta ainda com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). Além do projeto de assistência jurídica, estará em desenvolvimento um projeto de inteligência artificial aplicada à comunidade processual.

“O Poder Judiciário se eleva e se sente valorizado com esse convênio, pois vai contar com uma instituição renomada da área do conhecimento e de pesquisa, como a UFG”, destacou o desembargador e presidente do TJGO, Carlos França.

Inovação

A UFG segue sendo uma representante da disseminação de conhecimento, sendo assim, a parceria com o Tribunal de Justiça é vista como um marco da cooperação entre comunidade científica e sociedade.

“O que a gente tem aqui vai produzir bons frutos tanto para os juízes, servidores, bem como para a sociedade em geral”, afirmou o juiz auxiliar da presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra.

Nesse contexto, a integração pode ser vista como um sinal de confiança na principal instituição de ensino superior do estado.

Além disso, o projeto Assistente Jurídico Virtual vai integrar equipe especializada em Inteligência Artificial e Engenharia de Software.

“Esse projeto vai impactar na formação da sociedade, pois é voltado para a ciência e ao desenvolvimento da tecnologia. Acredito que vocês vão se surpreender na qualidade desse projeto”, salientou o pró-reitor da universidade, Felipe Terra Martins.

*Com informações da UFG

Leia mais: