Os avanços da tecnologia, assim como a Inteligência Artificial, interferem diretamente na sociedade. Com essa evolução ganhamos diversas facilidades para o nosso cotidiano. Em momentos de desenvolvimento acelerado, é essencial refletir sobre quais são os impactos que isso gera em nossas vidas.

O debate sobre Inteligência Artificial (AI) vem crescendo junto à popularidade de chatbots, como o ChatGPT. Com isso, ressurgem discussão sobre a substituição de determinadas e profissões e hábitos pela facilidade de novas tecnologias, mas a final qual a importância de AI?

Leia também: Plágio via Chat GPT provoca reflexão em métodos de avaliações de ensino

Nesta quinta-feira (23), o Head of Data da Edoo, Sagres Educa e Renapsi, Raphael Engel participou do terceiro dia da Jornada do Conhecimento 2023 para falar sobre Inteligência Artificial. O evento falou sobre temas como: investimento em AI, como era pensado o futuro da década de 60 e onde aplicamos AI. 

Investimento em AI no mundo

Durante a palestra, Raphael Engel pontuou que é mais cada vez mais comum investimentos altos em tecnologia, trazendo dados sobre esses valores mundo a fora. “Nos últimos 4 anos, a União Europeia (UE) investiu mais de US$1,6 bilhões e o mundo deve investir cerca US$19 bilhões na economia global até 2030.  Mais de 70% das empresas adotarão ao menos uma forma de IA até 2030”, pontua o palestrante.

Como era pensado o futuro na década de 60

Outro ponto abordado durante a palestra foi as conquistas que as novas tecnologias vêm trazendo para a humanidade. O especialista lembra que em animações e produções antigas as pessoas esperavam invenções que já estão sendo usadas e as vezes não percebemos. 

“Um desenho bem famoso de 1962 retrata isso muito bem. As pessoas esperavam ter esteiras rolantes, televisão tela plana, notícias online, chamada de vídeo, comando por voz, robôs para auxílio doméstico e até carros voadores. E muitas dessas coisas já conquistamos, com Inteligência Artificial”, ressalta.

O cientista de dados explica que com tanta inovação temos duas visões distintas para o futuro. Que é uma visão alarmista, de pessoas que vem mais os lados ruins dessa atualização, e a visão otimista de ressaltar apenas os benefícios das novas tecnologias. “É preciso ponderar, mas a nossa evolução deve ser constante e as tecnologias nos ajuda muito com essa questão.”

Aplicação da IA

A Inteligência Artificial pode ser implementada em diversos setores para melhorar o desempenho de tarefas e ajudar os profissionais de gestão a mapear processos. “São incontáveis as aplicações. Pode ser usada na saúde, música, educação, esporte, tecnologia e muito mais”, frisa

Inclusive, a Demà Jovem By Renapsi também está investindo em AI. “Ela está inserida na EDOO, com recomendação de jovens para vagas, e recomendação de conteúdo, na Renapsi, em análise de sentimento das pesquisas de opinião dos jovens e no Sagres Educa, em análises do desempenho dos alunos e recomendação do conteúdo para cada indivíduo”, finaliza.

Leia mais:

Positividade tóxica e bloqueios do passado: psicóloga fala sobre agilidade emocional

Educomunicação e o papel da escola no combate às fake news

“Não era um tema para as empresas, mas agora é”, diz advogada sobre inclusão e diversidade