O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) recebeu membros da coligação do prefeito eleito Maguito Vilela (MDB). O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (30), no Paço Municipal. Os participantes da reunião informaram que ainda não se trata de uma transição entre as gestões. Iris afirmou que o filho de Maguito, Daniel Vilela tem condições de chefiar a administração, enquanto o prefeito eleito segue hospitalizado, se recuperando da Covid-19.

“Você tem autoridade como filho, como presidente do partido, enquanto seu pai estiver internado assumir a chefia da administração municipal, a cidade toda vai entender e é na verdade um líder jovem, cheio de vida, já com experiência e tem ao lado dele um vice dotado de todas as qualidades de uma administrador, de um homem público”, afirmou o prefeito da capital.

Leia também

Enfermeira da UTI avisou a Maguito de sua vitória na eleição e ele chorou, diz Daniel Vilela

Iris comentou ser até coisa de Deus, por Daniel ser presidente estadual do MDB e ter condições de suprir a ausência do pai, enquanto estiver no hospital. Ele comparou com a situação dos filhos dele, que o ajudam na atual gestão.

“Ele tem um filho, é o presidente do partido que vai suprindo a ausência do pai enquanto estiver no hospital. Eu disse pra ele, meus filhos sem ganhar salários, ficam permanentemente comigo aí olhando e analisando, e ajudado”, declarou Iris.

Daniel Vilela argumentou que as definições relativas à gestão municipal ficarão à cargo do pai dele, mas que os membros da coligação estarão ajudando nesse momento de transição.

“O prefeito está dizendo isso nesse momento, nesse intervalo até o início da administração, eu, o Rogério, o coordenador da campanha, Agenor, os partidos aliados estaremos engajados para ter a maior competência possível nesse momento de transição. Sob a orientação do prefeito Iris, do secretariado que fez parte dessa eleição vitoriosa. O prefeito eleito Maguito Vilela estará tomando posse no dia 1º de janeiro”, declarou.

Ligação

Ao ser questionado sobre uma gestão de continuidade por ser do mesmo partido, Iris Rezende, afirmou que sim. Ele repetiu expressão feita a Maguito durante o 2º turno, em que o chamou de “nosso candidato”. Iris relatou que ele e Maguito Vilela tem ligações.

“Eu não tenho dúvida disso. O nosso candidato eleito, Maguito Vilela, ele tem uma experiência, viveu comigo o governo estadual, administrações municipais, temos uma vida juntos, de muitos e muitos anos, ele em princípio líder lá no sudoeste, em Jataí, foi se estendendo, chegou ao governo, chegou a ocupar todas as funções administrativas nesse estado. Ele tem experiência”, afirmou.

Transição

Iris Rezende voltou a afirmar que a situação financeira da Prefeitura de Goiânia é boa e que não tem problemas “insolúveis”.  Ele argumentou que há dinheiro em caixa para a conclusão das obras que estão em andamento.

“Não tem dívida e todas as obras que estão em construção que porventura não foram terminadas o dinheiro está em caixa, para o recapeamento da cidade, que nós estamos recapeando todo o asfalto desgastado e estamos mexendo em tudo”, destacou.

Iris comentou que é contra o BRT Norte Sul e que se fosse prefeito na época da concepção do projeto, não teria iniciado a obra.

“O BRT é um projeto um tanto complexo e aqui pra nós, se eu fosse prefeito na época, eu não teria aprovado o projeto do BRT na Avenida Goiás. Goiânia não cresce para o norte, Goiânia cresce para o sul, porque fazer dessa avenida hoje estrangulada, mas não paralisei a obra, toquei”, destacou.

O vice prefeito eleito, Rogério Cruz (Republicanos) afirmou que ainda não há uma equipe de transição formada. Quanto à escolha do secretariado, Cruz relatou que será algo a ser definido por Maguito Vilela.

“Não pensamos nisso ainda. Estamos numa visita institucional. O prefeito Iris é uma liderança conhecida em todo o Brasil. Não custa ouvi-lo adequadamente, passando pra nós informações adequadas para que possamos iniciar conversas entre nós e sempre sentamos diariamente para discutir o assunto. Secretariado ainda não foi algo a ser discutido. Será algo que em breve o prefeito Maguito estará com a gente”, afirmou.

Estado de Saúde

Maguito Vilela continua internado na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Daniel Vilela disse que houve uma melhora significativa do pai dele.  

“Ele teve uma melhora significativa, em razão da melhora do quadro pulmonar teve a reduzida a sedação, a níveis mínimos e com isso ele despertou e a equipe médica interagiu com ele e comunicou a ele que havia vencido as eleições e se emocionou. Não é uma redução definitiva, é algo analisado hoje e tirar a sedação e voltar a um grau de consciência plena e completa”, explicou.