Foto: EBC

O candidato à Presidência da República pelo Novo, João Amoêdo, ainda não participou de nenhum debate entre os postulantes ao Palácio do Planalto desde o início da campanha. Ainda. Isso porque o empresário vem tentando estimular eleitores a elevar o índice nas pesquisas para conseguir ficar cara a cara com os adversários na televisão.

A meta de Amoêdo é participar do debate a ser realizado pela TV Globo, na noite do dia 4 de outubro, menos de 72 horas antes do pleito. Nas redes sociais, o candidato postou um vídeo no qual afirma que a emissora definiu critérios para que os postulantes possam figurar no encontro, e um deles é ter ao menos 6% das intenções de voto na pesquisa do instituto Datafolha.

O levantamento ainda vai ser realizado nesta semana, entre os dias 27 e 28 de setembro (quinta e sexta-feira). O melhor desempenho de João Amoêdo em uma pesquisa foi na BTG/FSB, do último dia 27 de agosto, que apontou 4% das intenções de voto para o candidato do Novo. No levantamento do Ibope, divulgado ontem (24), figura com 3%, mesmo índice do Datafolha anterior.

A candidata da Rede, Marina Silva, também ainda não se enquadra no índice para participar do debate. Na última pesquisa Datafolha, apareceu com 5%. No caso de Amoêdo, a lei prevê que partidos com pouca representatividade no Congresso não podem levar candidatos a debates.

Outros candidatos com pouco índice de intenções de voto como Henrique Meirelles (MDB), Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL) e Álvaro Dias (Podemos), por estarem filiados a partidos com grande representação no Congresso, poderão participar.