José Vitti afirma que deve antecipar saída da SIC para se concentrar em pré-candidatura

O titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC), José Vitti, afirmou, nesta quinta-feira (21), em entrevista à Sagres, que deve antecipar sua saída da pasta para se concentrar na pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2022. “Eu tinha o compromisso de ficar até o final de dezembro, mas as movimentações políticas se iniciaram prematuramente. Felizmente, aqueles que permanecem na Secretaria são os verdadeiros produtores dessa retomada da SIC”, destacou.

Leia também: Kajuru e Elias enviam à CPI da Pandemia indícios de superfaturamento em propaganda

Vitti comentou que não escolheu o partido que deve ir, mas declarou que estão entre as opções o Progressistas, o União Brasil e o MDB. “A intenção é buscar um partido bem estruturado, com bons candidatos, que nos dará condições. Claro, com uma disputa mais intensa, mas com quantidade maior de cadeiras na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Agora, é fazer análise de chapa e dos pré-candidatos”. O secretário disse ainda que a decisão deverá ser tomada antes de abril e que a partir da sua saída da SIC as conversas serão intensificadas.

Ouça entrevista completa:

Na gestão do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), José Vitti é o terceiro secretário a comandar a pasta. Antes dele, Wilder Morais e Adonídio Vieira Júnior já estiveram à frente da Secretaria. Para o atual secretário, essas mudanças no comando não causaram grandes prejuízos para a SIC, porém, o ideal seria ter uma continuidade. “Hoje é um sentimento que eu tenho dentro de mim que se a gente tivesse iniciado o trabalho [antes], teríamos feitos grandes realizações”, argumentou.

À frente da Secretaria, contou José Vitti, foi criada uma rotina administrativa com foco na melhoria do ambiente de negócios e estreitamento do relacionamento com o setor produtivo. “A SIC tem papel de atração, de formatar protocolos de intenção, obrigatoriedade de dar tranquilidade, tanto jurídica, quanto de ambiente de negócios para os empresários que estão chegando. Isso foi o que a Secretaria fez, estreitou e comunicou melhor com todas as pastas que tratam de desenvolvimento”, detalhou.

Caiado e MDB

Para o secretário de Indústria e Comércio, a escolha antecipada de Ronaldo Caiado (DEM), ao optar por Daniel Vilela como pré-candidato a vice-governador em 2022, pode ter sido uma das causas para a insatisfação de membros da base do governo. No entanto, o secretário disse que a antecipação deve ter ocorrido justamente para que o chefe do Executivo estadual tenha tempo para reconstruir o relacionamento com a base de apoio.

“Existem particularidades e municípios em que as relações não são simples de serem reconstruídas, mas nós, políticos, passamos por situações que, muitas das vezes, a gente supera. Dizemos assim: ‘inimigos de hoje, companheiros de amanhã e vice-versa'”, declarou Vitti, ao destacar que isso é comum dentro da política e que outros apoios podem surgir.

Assista à entrevista no Sagres Sinal Aberto: