Lançado na manhã desta sexta, 20, o Programa Jovem Aprendiz Feirense irá impactar até mil jovens em situação de vulnerabilidade na cidade de Feira de Santana (BA). A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Demà Jovem by Renapsi.
“Vamos tirar muitos desses alunos de meios hostis que às vezes são convidados e terminam sendo atraídos por falsos encantamentos. Vamos passar valores importantes de respeito ao outro, de solidariedade, de ética. O nosso olhar tem que estar sempre encantado pela formação cidadã e que eles possam cada vez sair de ambientes hostis, pela consciência de que o seu papel em outro segmento, em outras esferas, em outra área, é mais importante, mais útil, para ele inicialmente, e para a sociedade. Estou muito feliz e vamos em frente que segunda-feira, o trabalho já estará de vento em popa”, declarou a secretária municipal de Educação de Feira de Santana, Anaci Paim.
O lançamento aconteceu no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva e contou com a participação de autoridades e representantes de entidades ligadas à educação, emprego e juventude. Para o gerente do Polo Expansão da Demà Jovem by Renapsi, Diego Rocha, este momento marca o início de um novo tempo de oportunidades para os jovens da cidade.
“O trabalho formal, de carteira assinada, com salário mínimo/hora e benefícios é uma oportunidade única para muitos desses jovens. Como instituição formadora ficamos muito animados com a iniciativa da prefeitura de Feira de Santana em oferecer uma nova perspectivas aos jovens feirenses e estamos entusiasmados em fazer parte desse processo. Vamos promover a educação pelo trabalho, o fortalecimento de vínculos e ajudar a preparar esses jovens, não só para a prática laboral, mas para os desafios do dia a dia”, afirmou.
Jovem Aprendiz Feirense
As inscrições para o Jovem Aprendiz Feirense estarão abertas a partir de segunda, 23, através do site https://jovemfeirense.org.br/. Para participar do Programa, o candidato deverá ter entre 14 e 21 anos e possuir Renda familiar de até 2 salários mínimos per capita, ser estudante da rede pública ou bolsista 100% da rede particular, ou estar cursando o ensino fundamental ou EJA, vinculado à Rede Municipal de Ensino.
O Programa prevê uma cota de 5% a 10% para Pessoa com deficiência – PCD (sem limite de idade) e de 5% para jovens do Sistema Socioeducativo em cumprimento ou egressos.
A Renapsi
Com mais de 30 anos de atuação no Brasil, a Demà Jovem by Renapsi é a maior rede de aprendizagem do país e está presente em todas as regiões brasileiras. Atendendo atualmente mais de 25 mil jovens em todo o país, a instituição promove a inclusão através da aprendizagem e espera fortalecer e consolidar os laços regionais, além de promover mais oportunidades aos jovens em situação de vulnerabilidade social.
A tecnologia social Demà Jovem já está presente em seis países da Europa e permite que os jovens participem de uma jornada de transformação social através da educação, tecnologia e do acesso ao mercado de trabalho.
Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), ODS08 – Trabalho decente e Crescimento Econômico.
Leia mais: