Jovens em situação de vulnerabilidade social do Centro da Juventude Tecendo o Futuro, no Setor Novo Mundo em Goiânia, receberam neste sábado (3) um gesto de carinho, calor humano e aconchego. Mais de cinco mil (5.096) peças de roupas masculinas e femininas foram doadas aos adolescentes, além de grávidas e puérperas que recebem atendimento pelo programa Meninas de Luz.

A jovem Mirella Regina Sousa Caetano, de 17 anos, é uma das jovens atendidas na unidade e se surpreendeu com a doação. “São peças novas e que vão me ajudar no dia a dia. Minha família não tem condições de comprar esses itens com frequência”, afirmou.

A entrega se deu primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS). As doações aos jovens são do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO).

As roupas doadas aos jovens, no entanto, são fruto de apreensões em operações contra falsificação, contrabando e sonegação de impostos. A OVG e o GPS têm uma parceria consolidada com o TJ-GO. Por isso, desde 2019, já destinou mais 22 mil peças a ações sociais que cuidam daqueles que mais precisam. Os repasses de hoje (3) ocorreram durante o “Encontro das Famílias”, que acontece a cada dois meses.

Entrega das roupas aos jovens foi feita pela primeira-dama Gracinha Caiado (Foto: Wesley Costa/Secom)

Alimentação

Ademais, a iniciativa do Goiás Social também entregou aos jovens 600 kits com pacotes do Mix do Bem e frutas desidratadas do Banco de Alimentos da OVG.

“Essa parceria com o Tribunal de Justiça só fortalece o nosso trabalho. Estamos falando de jovens que vivem em vulnerabilidade. O que, para muitos de nós, pode parecer uma coisa simples, para um jovem em vulnerabilidade tem um significado muito grande. Eles merecem o melhor”, destacou Gracinha.

Para o juiz Ricardo Nicoli, graças à parceria é possível dar destino certo às apreensões. “Agora, estamos tranquilos porque sabemos que esses itens vão chegar a quem, de fato, precisa”, considerou.

O Centro

A reinauguração do Centro da Juventude Tecendo o Futuro ocorreu no ano passado. No local, o governo estadual investiu R$ 9 milhões. A unidade, porém, oferece amparo a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social com idades entre 12 e 21 anos. De janeiro a abril atendeu uma média de 526 adolescentes/mês em várias atividades esportivas, culturais e recreativas gratuitas, além de preparação e qualificação para o mercado de trabalho.

O Centro da Juventude ainda presta amparo à família dos jovens atendidos por meio de uma equipe multidisciplinar, além de doar pacotes de Mix do Bem e verduras in natura do Banco de Alimentos da OVG. Desde julho de 2019, já houve o repasse de 27.409 quilos de hortifrutis e 4.216 pacotes do Mix, que corresponderam a 42.160 refeições e 120 pacotes de frutas desidratadas. Além disso, mensalmente, a unidade tem repassado 120 pacotes de absorventes íntimos para as adolescentes.

O Centro da Juventude também abriga o programa Meninas de Luz, que oferece amparo a gestantes em situação de vulnerabilidade social. Desse modo, inclui vítimas de violência sexual. Nesse sentido, as adolescentes e jovens recebem apoio desde o pré-natal até o bebê completar um ano de vida.

Com informações da Secom-GO

*Este conteúdo contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 da Agenda 2030 da ONU – Redução das desigualdades

Leia mais

PodFalar #234 | O regaste do Fórum Nacional de Educação e as divisões no MEC

Em meio a telas, incentivo à leitura é desafio diário: educadores buscam alternativas

UFG sedia evento de conscientização sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças