Depois de participar como jurado na estreia do Breaking nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o bboy Migaz retorna à capital federal onde irá ministrar oficinas da modalidade para jovens aprendizes durante a Semana Olímpica no DF, promovida pela Demà Jovem by Renapsi, de 12 a 16 de agosto, em Brasília e Taguatinga.
Estreante nos Jogos Olímpicos de Paris, o Breaking é uma modalidade que une esporte, arte e cultura e será disputada pela primeira vez nos Jogos a partir desta sexta, 9. Praticante da modalidade há mais de 24 anos, o bboy Migaz esteve em boa parte do processo olímpico que culminará na sua participação como jurado em Paris.
“Participo do processo gerenciado pela WDSF (World Dance Sport Federation) desde 2021, no início dos congressos testes para licenciar e selecionar árbitros de breaking sport. Após a etapa de arbitragem tivemos campeonatos nacionais e internacionais para o ranking olímpico, chamado breaking for gold, realizado pela WDSDF”, explicou.
Apesar de nenhum brasileiro ter se classificado para os Jogos de Paris, o jurado destaca o crescimento e fortalecimento da modalidade em solo latinoamericano.
“Lamentamos por ninguém da América Latina estar nos Jogos, mas todos fizeram ainda assim uma boa campanha conseguindo estar no top 40, conquistando vaga para o Pré Olímpico de Shangai e Budapeste, com o atleta Leony e a atleta Mini Japa. Durante esse processo de mais de 2 anos, o ranking foi composto por mais de 500 atletas do mundo todo”, explicou.
Valores olímpicos e o breaking
Depois de fazer a sua participação na estreia do breaking em Jogos Olímpicos, o bboy Migaz irá compartilhar a sua experiência com jovens dos programas de aprendizagem da Demá Jovem by Renapsi em Brasília. O bboy é um dos professores das práticas esportivas da Semana Olímpica, que acontece de 12 a 16 de agosto em Brasília e Taguatinga.
“Os jovens e adultos entenderão a grande diferença entre cultura e esporte na teoria e prática, grande parte da aula, entendendo a essência e importância do breaking como consciência corporal e ferramenta sociocultural. Os principais valores aplicados são a disciplina, o respeito ao seu corpo e às pessoas, o jogo limpo e a tríade: corpo (qualidade física), alma (interpretativa) e mente (artística)”, afirmou.
Ao todo, mais de 2 mil jovens participarão das atividades que serão realizadas nas sedes da Demà Jovem by Renapsi em Brasília e em Taguatinga, no Parque da Cidade, e no Centro Integrado de Educação Física (CIEF). A Semana Olímpica do DF encerra um ciclo de atividades da Demà Jovem by Renapsi, instituição que desenvolve no Brasil, em parceria com a Fundação SES, a estratégia Olympism365, idealizada pelo Comitê Olímpico Internacional. A ação já foi desenvolvida em Goiás, no mês de junho, e no Tocantins, em julho. Ao todo, 10 mil jovens estão engajados na estratégia.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e Bem Estar e o ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
Leia mais: