Uma multa diária de R$ 2 mil. Essa é a punição para Jair Bolsonaro caso deixe de usar máscara em espaços públicos no Distrito Federal a partir desta terça-feira (23). A decisão liminar da Justiça Federal foi divulgada hoje.

A determinação atende a uma ação civil pública movida por um advogado da capital. De acordo com o magistrado, deverá ser exigidos de servidores e colaboradores do governo federal o uso da máscara enquanto estiverem em serviço. Neste caso, o descumprimento resulta em multa diária de R$ 20 mil.

Segundo a decisão, “a conduta do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que tem se recusado a usar máscara facial em atos e lugares públicos no Distrito Federal, mostra claro intuito em descumprir as regras impostas pelo Governo do Distrito Federal, que nada tem feito, como dito nas linhas volvidas, para fiscalizar o uso do EPI”.

Desde o início da pandemia, Bolsonaro tem participado de manifestações e compromissos de agenda, e na maioria deles apareceu sem máscara, como ao cumprimentar apoiadores na entrada do Palácio do Alvorada ou mesmo em frente ao Planalto. Em uma das ocasiões, o presidente chegou a segurar uma criança no colo.

Há três fins de semana que o chefe do Executivo não participa de manifestações. No último domingo (21), viajou para o Rio de Janeiro para o funeral de um militar que acabou falecendo durante exercício de paraquedismo. Na cerimônia, Bolsonaro discursou sem máscara.