O estúdio DUB Arquitectura de Buenos Aires, na Argentina, está fazendo um estudo de caso com lã de ovelha, produto incinerado, ao transformar o produto em isolante térmico para uma casa de 150m². No projeto localizado em uma fazenda na região dos Pampas, o estúdio está utilizando materiais locais e resíduos que são descartáveis, como a lã.
A casa La Escocesa possui revestimento de metal. A escolha do local da construção também favoreceu o uso da lã, pois está numa fazenda cercada por plantações, ovelhas e cavalos de polo. A ideia do projeto é minimizar o uso de energia, por isso surgiu a possibilidade de usar lã de ovelhas como isolante.
O isolamento com a lá acompanhou a orientação do sol pela casa, para que ela continuasse com luz natural. Eles usaram cerca de 4 mil toneladas de lã de ovelha, quantidade descartada anualmente na província de Buenos Aires.
De acordo com o estúdio DUB Arquitectura, a casa La Escocesa é um estudo de caso sobre o uso de cobertores isolantes feitos de lã no isolamento térmico de uma casa. “Agora, a casa é medida a cada estação para testar a evolução do material, que está apresentando ótimo desempenho”, afirmou o estúdio.
*Com CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.
Leia mais: