(Foto: Rafael Bessa / Sagres 730)

O Plano Diretor de Goiânia foi aprovado por unanimidade na sessão plenária desta quinta-feira (20/2), em primeira votação na Câmara de Goiânia. Votadas separadamente, 13 das 16 emendas apresentadas no texto da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foram aprovadas e seguem para a Comissão Mista, para apreciação do mérito. A proposta deve ser analisada por 6 subcomissões, com 7 vereadores cada. A Comissão Mista tem 55 dias para apresentar seu relatório final, antes de encaminhar para a segunda e última votação em plenário, conforme regimento criado para a apreciação do Plano Diretor.

O Plano Diretor define os próximos 10 anos de Goiânia. O projeto de atualização visa promover aspectos fundamentais, como saúde, educação, segurança, meio ambiente e saneamento, além de tecnologia, urbanismo, lazer e esporte de forma gradativa. Em entrevista à Sagres 730, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo, revelou que espera aprovar o projeto até abril.

A base do prefeito Iris Rezende também já haviam sinalizado o prazo para a votação da proposta. Uma possível prorrogação para aprovação do projeto não era bem-vista, pois segundo eles, o processo eleitoral de 2020 pode contaminar as discussões sobre o plano diretor.