Sagres em OFF
Rubens Salomão

Lissauer Vieira propõe que caiadistas apresentem candidatura única ao Senado

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira (PSD), recebeu com entusiasmo a entrega de manifesto assinado por 25 deputados estaduais que pedem ao governador Ronaldo Caiado (UB) a escolha dele como candidato ao Senado na chapa majoritária governista. Ainda durante o evento de inauguração do novo prédio da Alego, Lissauer disse ter sido surpreendido pelo ato encabeçado pelo deputado Amauri Ribeiro (UB) e com se mostrou disposto para a disputa.

Ouça a coluna em podcast:

Ouça “#405: Lissauer Vieira propõe que caiadistas apresentem candidatura única ao Senado” no Spreaker.

“Nunca fui homem de fugir de desafios, de me acovardar”, avisou Lissauer, ao antecipar que pretende fazer avaliação pessoal e com a família para decidir até as convenções se será ou não candidato ao Senado. Além da consideração de foro íntimo, outro fator é decisivo: a unidade da base aliada. “Nós temos prazo para isso. Temos mais 60 dias até as convenções e os próprios partidos da base aliada têm que tentar se entender. Nós não podemos jogar a conta toda em cima do governador Ronaldo Caiado. Nós somos pessoas maduras para sentar e conversar”, avalia Lissauer em entrevista à Coluna.

O presidente da Alego considera que os partidos têm “legitimidade” para lançar pré-candidatos, mas que “critérios que podem ser estabelecidos para definição do nome e que isso chegue ao governador como uma questão mais construída”. “Nós não podemos só levar problema para ele. Nós precisamos também tentar levar a solução e é nesse sentido que eu vou ajudar a construir todo esse processo”, afirma.

Discrição

Por enquanto, Ronaldo Caiado mantém o discurso, mesmo em conversas internas, de que cada partido tem “liberdade e autonomia” para lançar candidatura própria ao Senado. Apesar disso, aliados próximos apontam que o governador adota postura discreta, para evitar a antecipação de problemas entre os aliados.

Estratégia

Diante da fragmentação da oposição, caiadistas entendem que o mais “confortável” para Caiado seria a unidade, mas que “ele não quer magoar ninguém”.

Nomes

Até agora, seguem com pré-candidatos ao Senado na base governista os deputados federais João Campos (Republicanos), Delegado Waldir e Zacharias Calil (União Brasil), além do senador Luiz Carlos do Carmo (PSC) e o presidente do PP, Alexandre Baldy.

Ele nega

Questionado pela Coluna sobre o rumo do PSD, diante de novas especulações sobre candidatura ao governo do senador Vanderlan Cardoso (PSD), Lissauer desconsidera. “Não sei com vão ser essas tratativas, mas o Vanderlan claramente sempre falou a mim que não é e não tem pretensão nenhuma de ser candidato a governador. O PSD sempre teve o foco de lançar candidatura ao Senado”, afirma.

Marconi Perillo ao lado de João Doria. Foto: Reprodução Facebook Marconi Perillo.

Cancelado

O ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) voltou a ser internado ontem à noite, em São Paulo, após nova alteração na pressão arterial. Por conta disso, a agenda do pré-candidato à presidência, João Doria (PSDB), prevista para esta quinta-feira (28), em Goiânia e Trindade foi adiada.

‘Está bem’

De acordo com a assessoria do partido, Marconi sofreu uma alteração na pressão arterial, foi levado ao Hospital Sírio Libanês, onde foi medicado e submetido a exames médicos e laboratoriais.

Na Capital

O ex-governador também deverá, assim que se recuperar, confirmar agenda para visita à Câmara Municipal de Goiânia. Convite feito pela presidente do PSDB metropolitano, vereadora Aava Santiago. O tucano havia confirmado a presença na Casa para a última terça-feira (26), mas remarcou para a próxima semana, ainda por conta da pretensa agenda com Doria.

Cobrança

Os fiscais de outras categorias, como de posturas, edificações, da Secretaria de Meio Ambiente e da vigilância sanitária, cobraram junto aos vereadores de Aparecida de Goiânia a aprovação dos planos de carreira para as categorias. A intenção é alcançar a mesma definição estabelecida para os fiscais de tributos.

Não sabia

O presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (MDB), disse aos servidores que os vereadores não sabiam que a proposta de lei sobre planos de carreira, enviada pela prefeitura, contemplaria apenas os fiscais de tributos.

Articulação

Fortaleza garantiu trabalho para atender as outras categorias. “Com certeza, esse ano ainda, precisamos estar aqui novamente, mas dessa vez comemorando a aprovação do Plano de Cargos e Salários de todos os fiscais”, disse.

Foto: Ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha acompanhou reunião de vereadores com fiscais. (Divulgação)

Mais lidas:

Leia também: