Maias uma vez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva roubou a cena. Durante o lançamento da campanha de promoção internacional do turismo no Brasil almejando a Copa do Mundo 2014 o presidente deixou de lado o discurso que lhe foi passado, para improvisar e passar uma imagem do país de uma maneira totalmente descontraída.

PODCAST: OUÇA O DISCURSO NA ÍNTEGRA

A cerimônia foi em um espaço montado pelo governo, no centro de convenções de Johanesburgo. Lula destacou a diversidade racial e cultural brasileira citando outros países em que não se vê essa situação. “E assim você vai vendo que são poucos os países que tem essa diversidade de raça, essa diversidade cultural que tem o Brasil”, disse o presidente.

Em seguida, Lula aproveitou para enaltecer a beleza do povo brasileiro. “O Brasil teve uma mistura extraordinária que é a mistura do índio, do negro e do europeu, que deu essa gente bonita como eu. E se não tivesse outra razão para vocês irem ao Brasil teria a beleza das mulheres e dos homens do meu país. E quando a gente falar de beleza, vocês tem que entender o seguinte, para cada sapo tem uma sapa”, brincou o presidente.

Além da beleza da população do país, Lula também elogiou as atrações naturais do Brasil. O presidente destacou principalmente a Amazônia, o Pantanal e a Chapada Diamantina. E ao falar sobre esse assunto, não perdeu a oportunidade para arrancar mais gargalhadas do público. “A floresta mais incrível do mundo, rios maravilhosos, mas tem que ser de maneira ordeira. Se sair da linha, uma sucuri destreinada vai pegar vocês”.

Ao falar sobre o caráter receptivo do povo brasileiro, Lula citou principalmente as pessoas no Nordeste. Entretanto, não deixou de fazer mais brincadeiras, ao falar sobre a capacidade de o nordestino se entender com os turistas estrangeiros. “Eles não sabem falar inglês, mas tem a grande capacidade de fazer mímica. É a capacidade de mimicar do povo brasileiro”, disse o presidente.

A única vez que fez uso do discurso que foi preparado para ser lido foi no final. “Eu ia ler meu discurso, e não li, mas eu só queria ler a última frase do meu discurso aqui: o Brasil está te chamando, celebre a vida aqui”, encerrou o presidente, mais uma vez em meio a aplauso e risos do público.