Goiânia possuiu mais de 33 mil pessoas vivendo em situação de extrema pobreza, segundo informações do Cadastro Único (CadÚnico). As pessoas que vivem nessa faixa social, podem solicitar a Tarifa Social, benefício previsto no contrato da Prefeitura de Goiânia com a Saneago, e sustentado pelo marco regulatório do saneamento básico, criado pela Lei Nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007.

A Tarifa Social é um benefício que reduz em 50% o valor mensal das tarifas de água, coleta, afastamento e tratamento de esgoto e tarifa básica na categoria residência e que possuem um consumo mensal de até 20 m³. De acordo com a prefeitura de Goiânia, o benefício é solicitado na Central de Relacionamento da Saneago, por meio do número 0800 645 0115, ou via atendimento agendado em uma unidade Vapt Vupt.

Ainda segundo a administração da capital, é necessário que o solicitante tenha cadastro ativo no banco de dados do CadÚnico e atenda a todos os critérios do programa. A consulta pode ser realizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs).

A Agência de Regulação de Goiânia (AR) informou que uma nova resolução foi aprovada para simplificar o processo de conferência de quem tem o direito ao benefício. “Inscritos no CadÚnico devem ficar atentos aos critérios do programa e solicitar esse benefício, que facilita o acesso das famílias à água potável”, afirma o presidente da entidade, Paulo César Pereira.

Leia mais: