A cotação atual indica que 1 dólar equivale a R$ 4,93 no Brasil. Sabendo disso, quantos reais equivalem a 2 dólares? Apesar de ser uma operação simples, 73% dos estudantes brasileiros do ensino fundamental II (15 anos) não conseguem fazer esse cálculo de conversão da matemática. A informação consta no resultado da avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes 2022 (Pisa, na sigla em inglês), divulgado nesta terça-feira (5), pelo Ministério da Educação (MEC).

O Pisa é o maior estudo que acompanha a educação no mundo. Ele é aplicado a cada três anos. O exame aplicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) avalia os estudantes em matemática, ciências e leitura. Além de dar destaque para avaliações do domínio de inovações e letramento financeiro. O resultado do Brasil foi preocupante, pois ficou abaixo da média da OCDE em todas as áreas avaliadas.

 Já sabemos que 73 % dos estudantes brasileiros ficaram abaixo da média em matemática; mas a média geral da OCDE abaixo da média foi de 31% na disciplina. Em leitura, 50% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo da média, enquanto 26% também não alcançaram uma boa nota; Em ciências,  55% dos brasileiros não alcançaram o nível 2, mas a média da OCDE foi de 24%. 

No entanto, o desempenho mais preocupante para o país é a média apresentada em matemática, com pontuação de 472 pontos. Assim, somente 1% dos alunos brasileiros tiveram desempenho excepcional em matemática, enquanto a média da OCDE é de 9%.

Estabilidade 

Mesmo com o desempenho preocupante, o país subiu nas três avaliações de 2018 para 2022. Em matemática, de 71º para 65º; em leitura, de 57º para 52º; e ciências de 64º para 62º. Para a ONG Todos Pela Educação, o resultado do Brasil na avaliação indicou uma estabilidade.

“Considerando termos sido um dos campeões do mundo em números de dias com escolas fechadas, os dados surpreendem: nossos recuos nas médias em cada área avaliada não estão entre os piores quando considerados os países com características e patamares prévios similares e as pioras não são consideradas pelo PISA como estatisticamente significantes. Ou seja: comparado a 2018, o PISA considerou o Brasil estável”, analisou a ONG.

O MEC informou que “o PISA compara a realidade dos países coletando informações que relacionam o desempenho dos alunos com uma série de variáveis demográficas, socioeconômicas e educacionais”. 

A prova estava prevista para 2021, mas ocorreu em 2022 por causa da pandemia da Covid-19. Então, os resultados são importantes porque mostram o cenário da educação brasileira em relação aos outros 80 países que participam da avaliação. Diante do desempenho, a ONG avaliou que é necessário investir na primeira infância e na formação inicial de professores para reverter o rumo da aprendizagem no país. 

Avaliação interna

O Todos Pela Educação acredita que os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB 2023) que sairão em 2024 devem apresentar um cenário “mais preciso” sobre a educação brasileira.  

“Mas, pelos dados do PISA, a hipótese de que o Brasil vinha caminhando para tornar seu sistema “mais resiliente” começa a ganhar algum respaldo nos dados”, apontou pela estabilidade.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade.

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