A partir desta segunda-feira (8), todos os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual terão acesso a uma nova ferramenta de apoio à aprendizagem. O foco do caderno “Maratona Revisa” é a preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O material, todavia, traz uma série de atividades e resoluções de questões que serão trabalhadas em sala de aula pelos professores de Matemática e Língua Portuguesa.

Leia mais: MEC anuncia 3º webinário de consulta pública para Ensino Médio

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o Maratona Revisa tem o objetivo de garantir o bom desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas, como o Sistema de Avaliação do Estado de Goiás (Saego) e o Enem. É o que explica a chefe do Núcleo de Recursos Didáticos da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), responsável pela elaboração do material, Alessandra Oliveira de Almeida.

Foto: Seduc/GO

“Nesse caderno, os estudantes vão encontrar uma sequência de atividades que busca reforçar os conhecimentos básicos necessários exigidos nas provas do Enem”, afirma.

Ademais, o Maratona Revisa é composto por dois cadernos de uso exclusivo do aluno e do professor. “O do professor é totalmente dialógico, com dicas e sugestões. Ele traz também o passo a passo que deve ser seguido pelo educador para alcançar bons resultados, incluindo um planejamento de aula”, ressalta Alessandra.

Serão seis edições de maio a novembro, mês de aplicação das provas do Enem. Com a ação pedagógica, entretanto, a meta do governo estadual é chegar aos 62 mil estudantes com matrículas nas turmas de 3ª série do Ensino Médio em todo o estado.

Enem

Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu por 60 dias as mudanças previstas para o Enem em 2024. Desse modo, porém, até segunda ordem, a prova terá aplicação no formato atual.

O novo formato do Enem, contudo, teria questões que seguem as diretrizes do Novo Ensino Médio. Partes específicas do exame contemplariam questões de acordo com a área escolhida pelo estudante, além de uma redação.

No entanto, a decisão de suspender a mudança no Enem é temporária. Dessa forma, uma nova definição deve ocorrer nos próximos dois meses, quando houver a conclusão das análises por parte do grupo de trabalho que discute o tema.

Leia mais

Ministério da Educação irá transmitir encontro com debate sobre violência nas escolas

Palmas lança ações de educação para o trânsito e discute mobilidade urbana

Campanha busca sensibilizar sobre consequências da romantização da maternidade para a saúde mental das mães