Sagres em OFF
Rubens Salomão

Marina pede trabalho contra retrocesso ambiental com volta de Trump nos EUA

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, defendeu trabalho e pressão social sobre o futuro governo de Donald Trump nos EUA em relação às questões climáticas. A auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou que o cenário atual é “completamente diferente” do passado. Segundo ela, há uma governança climática mais forte e problemas climáticos cada vez mais intensos e frequentes.

Segundo a ministra, os impactos devastadores das mudanças climáticas, inclusive na vida do povo americano, devem gerar uma cobrança crescente por respostas práticas, além da manutenção do trabalho atual. “Uma coisa é você votar em alguém por questões ideológicas, de costume, alguma questão dessa natureza, outra coisa é você concordar com essa pessoa que os Estados Unidos devem continuar sendo atacados por furacões e por situações climáticas avassaladoras”, argumentou.

A ministra ainda ressaltou que a sociedade exercerá poder de pressão “no sentido de proteger suas vidas, de proteger o seu patrimônio”. Em entrevista à CNN Brasil, Marina disse acreditar que esta nova dinâmica criará uma situação diferente, em que a população exigirá ações concretas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

trabalho Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Trabalho

Ela também abordou o contexto global, afirmando que “todo mundo vai ter que fazer o dever de casa”. Destacou ainda o esforço tecnológico e de recursos necessários para buscar novos caminhos e soluções no trabalho contra a crise climática.

Cenário internacional

Marina Silva alertou para as implicações geopolíticas e econômicas caso os Estados Unidos, o segundo maior emissor mundial de gases de efeito estufa, opte por manter uma economia baseada em modelos do início do século XX. “É claro que essa posição geopolítica e de mercados vai ter um peso que é completamente diferente do passado”, concluiu a ministra.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13  Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.