(Foto: Rubens Salomão / Sagres Online)

{source}

<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/748250674&color=%23fa2f00&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

O presidente do MDB Goiás, Daniel Vilela, detalhou à Sagres 730 nesta quinta-feira (23), que em 2019 o partido se dedicou às articulações de novas filiações e possíveis candidaturas para 2020. “O partido está bastante otimista e seguro de que teremos muitas candidaturas e candidaturas qualitativas, temos líderes consolidados de vários municípios que serão candidatos pelo MDB, mas também um número significativo de novas candidaturas”, afirmou.

A aposta do partido para as eleições 2020, de acordo com Daniel Vilela, são novos atores políticos que nunca disputaram uma eleição. “Tivemos uma aproximação com alguns movimentos de renovação e formação política, o Renova BR e o movimento Acredito, para que possamos apresentar candidaturas consistentes”.

Vilela afirmou que o MDB está aguardando a decisão do prefeito Iris Rezende (MDB) para a reeleição e acredita que ele assuma a candidatura em 2020. “Ele tem essa característica de tomar as decisões eleitorais no momento limite e o MDB de certa forma se acostumou com isso”, disse. O presidente do partido revelou que está em diálogo com vereadores, que terão janela partidária entre março e abril, para constituir uma chapa de vereadores em Goiânia. “Nós acreditamos que vamos eleger de 10 a 15 vereadores”.

Municípios Goianos

Em novembro, o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, deixou o PSDB e acertou a ida para o MDB. De acordo com Vilela, o partido teve muita dificuldade eleitoral no município nos últimos anos e após articulações, conseguiram a fiação de Pábio Mossoró. “Nós acreditamos muito no Pábio, está fazendo uma boa administração”, disse. “Dentro desse trabalho de recuperação do partido, nós conversamos e conseguimos filiar o Pábio no MDB”.

O presidente do MDB Goiás revelou que o patido perdeu filiações de prefeitos eleitos em 2016, mas que está articulando para trazer novos nomes para 2020. Ele citou alguns municípios e suas possíveis candidaturas, além disso, Daniel Vilela revelou que o partido pode criar alianças com outras siglas para fortalecer as eleições municipais. 

Em Rio Verde, o partido está articulando com o ex-prefeito Juraci Martins que é filiado ao PSD, mas tem relação próxima com o diretório do MDB. No município de Catalão, Elder Galdino é pré-candidato do partido, ele éagropecuarista e nunca disputou mandato político. 

Turvânia, ainda está em articulação para lançar candidatura. Goianésia, segundo Daniel Vilela, há uma particularidade, porque aguarda o prefeito Renato de Castro decidir se vai permanecer no partido. Morrinhos a articulação é com o prefeito Rogério Troncoso para filiar ao MDB. Em Anápolis, a sigla busca candidatura própria. No município de Itumbiara, de acordo com Vilela, o objetivo também é lançar a candidatura do jogador de vôlei, Dante Guimarães 

Acompanhe a entrevista na íntegra:

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fsagres730%2Fvideos%2F251710529167712%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}