As ações voltadas para o mês de conscientização e prevenção ao suicídio continuam a todo vapor. A iniciativa desta vez é a Árvore da Superação, montada no Araguaia Shopping e instalada na Praça Central, em Goiânia. O local está repleto de cartões com mensagens motivacionais que podem ser “colhidos” pelo público para si ou para entregar para alguém.

Na edição de 2022, o Shopping preparou 5 mil cartões. Conforme as mensagens são retiradas da árvore é feita a reposição. Entre as mensagens estão frases como: “Comece onde você está, use o que você tem, faça o que você pode”; “Se apaixone por cuidar bem de si mesmo”; “Tudo bem ir no seu tempo, a vida não é uma competição”.

Além dos recados, a árvore tem cartas escritas por voluntários do Projeto Help. A ação segue até o dia 30 de setembro.

Tainá dos Santos – voluntária do Projeto Help

Voluntária do Projeto Help, Tainá dos Santos destaca que, às vezes, as pessoas só precisam saber que não estão sozinhas e que podem e devem pedir ajuda.

“Estamos aqui no Shopping para mostrar às pessoas que existe uma saída e que é possível superar esses problemas de ordem emocional”, afirma.

Além das mensagens motivacionais, o projeto oferece um momento de escuta para quem quiser desabafar. “Tudo aqui é gratuito, a pessoa pode se aproximar, conversar com a gente e levar uma cartinha sem nenhum custo”, explica a voluntária.

O Projeto Help não atua apenas em setembro, que é o mês dedicado à realização de campanhas de prevenção ao suicídio, mas em todos os meses dias do ano. “Temos várias ações, principalmente nas escolas, e deixamos cartas em pontes, que é um lugar que as pessoas procuram com frequência quanto estão em busca de paz”, enfatiza.

Opinião da população

As pessoas que passaram pela Praça Central aos poucos se aproximam da árvore para saber do que se trata a ação. Muitos aprovam a iniciativa, como é o caso de Hanna Bárbara, que se emocionou ao pegar uma carta. “Essa mensagem veio na hora certa para mim. Às vezes as pessoas estão precisando apenas desabafar e receber uma palavra de conforto”, comenta a empresária.

Já cabeleireira Deborah Tatiane pontua que seria bom se existissem mais iniciativas como essa, valorizando e incentivando os cuidados com a saúde emocional e mental. “Gostei bastante, porque eu estava precisando e acredito que vai ajudar muitas pessoas que estão na mesma situação”, ressalta.

Projeto Help

Aos finais de semana, o Projeto Help se une ao Araguaia Shopping na Campanha Setembro Amarelo. Às sextas, aos sábados e aos domingos de setembro, das 10h às 20h, voluntários do grupo estarão na Praça Central, ao lado da Árvore da Vida, disponíveis para atender ao público.

Leia mais: