Mensagens positivas ajudam a construir Cantinho do Afeto em Palmas  

TOCANTINS – Já imaginou um “cantinho” onde você possa ler e compartilhar mensagens positivas para começar bem um novo dia? Em Palmas esse lugar existe e está em um dos corredores da sede da Demá by Renapsi. O “Cantinho do Afeto” é uma ação que faz parte das iniciativas do Janeiro Branco, campanha que promove o cuidado e atenção à saúde mental.  

Jovens e colaboradores da Renapsi Tocantins foram convidados a deixar um recado positivo no mural, com o objetivo de compartilhar mensagens, propósitos e incentivos com os colegas. A frase escolhida pela jovem Rauny Araújo, de 15 anos, foi “seja alguém melhor para você”.  

Jovens deixam mensagens no Cantinho do Afeto. Foto: Izabela Martins

“Escolhi essa frase porque você tem que se sentir realizado, antes de tudo você tem que ser alguém melhor para você e não para outra pessoa. Quando você se torna alguém melhor para você, automaticamente você já é uma pessoa melhor para as outras pessoas”, resumiu.  

Já a jovem Áurea Nascimento, de 18 anos, escolheu a frase “Só vai dar certo se você persistir”, pois ela acredita no poder de estar sempre em busca de realizações. Segundo Áurea, esse tipo de ação é positiva e pode ajudar os jovens.  

“Tem aquela frase ‘Novo ano, nova vida’, mas não é simples assim, porque tem as questões do passado. Então é legal você ler uma frase que a pessoa está falando alguma coisa ou que sente, ou que deseja, isso pode ser uma motivação para o dia em que você não está bem”, afirmou.  

Aos 16 anos, Suemy Santos, escolheu uma frase que trata de gratidão e oportunidade, e espera que seja esse o sentimento de quem a ler no Cantinho do Afeto.  

“Minha frase é: ‘as oportunidades não caem do céu, elas são construídas por você’ porque se Deus te deu uma oportunidade você tem que pegar de primeira, porque a oportunidade bate só uma vez na porta e se caso essa oportunidade passar, talvez seja muito difícil de voltar”, pontuou.  

Saúde mental e o ambiente de trabalho 

Roda de conversa debate saúde mental no ambiente de trabalho. Foto: Izabela Martins

Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, o psicólogo Daniel de Andrade foi um dos convidados da Ação Aprendiz temática do Janeiro Branco para falar com os jovens sobre saúde mental no ambiente de trabalho. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgados em 2022 indicam que 14% dos adolescentes do mundo viviam com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da COVID-19 

Na roda de conversa, Daniel conversou com os jovens sobre comportamento, como identificar se o trabalho está afetando a saúde mental e a importância do autocuidado.  

“Quando começa geralmente vemos alterações físicas, começa a ter muita dor de cabeça quando sai do trabalho, alterações psicológicas, você não tem o desejo de ir naquele trabalho ou você começa a ficar muito irritado, choroso, no ambiente de trabalho, essas são formas de identificar que está afetando a sua saúde mental”, afirmou.  

Segundo o especialista, é preciso que o jovem se atente a contrabalancear a rotina para diminuir os efeitos do estresse em sua vida.  

“Investir em atividades fora do trabalho prazerosas como exercício físico, porque isso vai liberar até determinados neurotransmissores que vão aliviar um pouco essa pressão que você sente no trabalho. Dormir bem, uma alimentação mais saudável, ter um amigo para desabafar sobre as dificuldades que você tem para te aliviar também são essas as dicas”, concluiu.  

Iniciativas como a Ação Aprendiz Janeiro Branco e o Cantinho do Afeto fazem parte das ações da Renapsi Tocantins alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da Agenda 2030 da ONU que preconiza assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades. 

Leia mais: