Mergulhadores do Projeto Mares fizeram uma limpeza submarina na região da praia do Jaburu, na Ilha de Itaparica, município de Vera Cruz, na Bahia. Os voluntários retiraram 130kg de lixo da praia e do mar. São então resíduos como embalagens de alimentos, E.V.A., copos descartáveis, garrafas pets, sandálias, tênis, garrafas de vidro, palitos de picolés e hastes flexíveis.

Os mais de 100 voluntários integrantes do projeto destinaram os materiais para um aterro sanitário. Em 2023, por exemplo, o Projeto Mares recolheu 1,1 tonelada de lixo das praias da Ilha de Itaparica. Mas, na época, eles encontraram plásticos, madeira, vidro, metal e roupas. Além disso, pneus, anzóis, redes de pesca e tampa de vaso sanitário.

Zé Pescador é coordenador geral do Projeto Mares e afirmou que a escolha para a limpeza recente aconteceu após diagnóstico da equipe sobre as festas de fim de ano e Carnaval. 

“Em dezembro estivemos aqui e removemos cerca de 120 kg de lixo do mar. Passados os festejos de final de ano e Carnaval, identificamos a necessidade de retornar aqui e promover uma nova limpeza. Esperamos que, com isso, possamos contribuir para a conscientização para a conservação da vida marinha e do meio ambiente como um todo”, ressaltou.

*Com informações do portal Notícia Sustentável

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima e o ODS 14 – Vida na Água.

Leia mais: