Na terceira etapa da missão à Ásia, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina reuniu-se nesta sexta-feira (17) com o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Xuân Phúc.

Os dois trataram da abertura de mercado para determinados produtos, o Brasil quer vender melão e bovinos vivos para o Vietnã e os vietnamitas desejam exportar camarão e peixes. A ministra informou que as tratativas estão em processo final e a abertura para comércio desses produtos pode ser anunciada em 30 dias.

O primeiro-ministro propôs que o Vietnã sirva como porta de entrada para os produtos agropecuários do Brasil e do Mercosul no continente asiático. A proposta foi bem-recebida por Tereza Cristina.

A ministra destacou que a economia do Vietnã cresce de 6,5% a 7% ao ano e que o país é um grande parceiro comercial do Brasil.

A ministra e parte da delegação estiveram com o ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Xuan Cuong, para debater a abertura de mercado. No encontro, ele afirmou que a demanda do país por algodão, soja e milho é cada vez maior e o Brasil pode suprir essa necessidade, por ser grande produtor desses itens.

O ministro também mostrou interesse em cooperação nas áreas de educação e defesa nacional. Tereza Cristina informou que levará os pedidos ao governo federal. A ministra Tereza Cristina participou das celebrações de 30 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Vietnã organizado pela União Vietnamita das Organizações de Amizade.