O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, concedeu entrevista exclusiva à Rádio 730 na manhã desta quinta-feira (22). Ele chamou a atenção da população para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que será neste sábado (24).

Ouça a entrevista na íntegra: {mp3}Podcasts/2016/setembro/22/barrosricardosound{/mp3}

“Estamos fazendo um esforço muito grande para manter a imunização. O programa nacional tem uma série de vacinas, e a população está acostumada com a campanha da pólio, que é feita neste período. E nós aproveitamos e fazemos uma campanha com toda a caderneta de vacinação, não só para crianças como também para adolescentes”, ressalta.

A campanha, que teve início na última segunda-feira (19) e vai até o dia 30 de setembro, visa à imunização de crianças de zero a cinco anos, e de nove a 15 em todo o país. A orientação do Ministério da Saúde aos estados e municípios é que as salas de vacinação permaneçam em atividade durante todo o dia, no entanto, os horários de funcionamento ficam a cargo dos gestores locais de Saúde e podem variar de uma cidade para outra. Barros falou sobre o foco da campanha.

“Queremos que as mães e pais levem seus filhos até os postos de Saúde e, durante toda a semana e, claro, no sábado no Dia D, e até o final do mês, nós disponibilizamos 26 milhões de vacinas, disponíveis vários tipos, para que possam colocar a sua caderneta de vacinação em dia. Quem tem uma dose, toma a segunda, para completar a sua imunização”, reforça.

O ministro falou sobre a meta em cada um dos estados da federação. “O ideal seria uma cobertura de 95% de cada faixa de vacinação. São faixas específicas para cada vacina, não é a população como um todo, mas a mobilização está sendo feita com esse objetivo”, afirma.

Serão disponibilizadas vacinas do calendário da criança e do adolescente, como tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, HPV, entre outras. Ao todo, foram enviadas às unidades da federação 26,8 milhões de doses, que servem tanto para a vacinação de rotina do mês de setembro (7,6 milhões) quanto para a campanha (19,2 milhões).