O Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, concedeu uma entrevista à imprensa nesta terça-feira (06). Na ocasião, ele falou sobre seu posicionamento em relação a legalização das drogas e as políticas de enfrentamento ao problema.

Combate às drogas

O consumo de drogas lícitas e ilícitas no Brasil tem aumentado a cada ano. Segundo últimos dados, publicados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 2012, e apurados pelo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), no Brasil 7% da população adulta já experimentou maconha, representando 8 milhões de pessoas e 4% da população já experimentou cocaína, cerca 6 milhões de brasileiros.

Segundo o ministro Osmar Terra, o país está há décadas sem nenhuma política de enfrentamento às drogas, em contrapartida, há discussões no Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) e projetos de lei no congresso. Para ele é preciso de mais rigor na legislação de políticas públicas, devido à grande oferta de drogas.

“Não existe experiência nenhuma do mundo que mostre que, legalizando drogas ou flexibilizando a legislação para enfrentar o tráfico de drogas, melhore a situação”, afima.

O cenário de 30  milhões de pessoas dependentes químicas de alcool e tabaco e cerca 8 milhões de pessoas dependentes de drogas ilícitas, causa preocupações. Crimes relacionados ao tráfico de drogas são os que mais levam pessoas às prisões. Segundo dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), 28% da população carcerária total cometeu este tipo de crime.

Para o ministro é necessário atuar com rigor contra as drogas, já que a política de enfrentamento ainda é falha, “na escala industrial com que as drogas são produzidas, elas causam uma epidemia, causam um transtorno, em um conjunto muito grande de pessoas” avalia.

{mp3}Podcasts/2018/fevereiro/06/06_02_2018_-_entrevista_com_-_ministro_osmar_terra{/mp3}