Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Reforma que projeta vida útil para o Serra Dourada deve ser definida em janeiro de 2024

O Grupo de Trabalho (GT) do Governo de Goiás encarregado da reforma e modernização do Estádio Serra Dourada definiu às três empresas interessadas as diretrizes das obras. A expectativa é que modelo a ser construído, que inclui modificação também no Ginásio Goiânia Arena, seja definido em janeiro de 2024.

Reuniões entre o GT e representantes das empresas RNGD – Consultoria de Negócios, Consórcio Novo Serra Dourada e Progen S.A. definiram os objetivos. Agora, os três grupos têm um prazo máximo de 90 dias para apresentar estudos com suas propostas para o estádio e seus arredores.

A ideia é criar um novo Distrito de Esporte e Entretenimento, que abrigará jogos, atividades esportivas e de lazer, feiras de negócios. Além disso, tem o propósito de oferecer outros serviços à população, incluindo a instalação de um centro gastronômico.

Ainda em 2024, assim que definir o modelo, o governo deve elaborar o edital de licitação e realizar audiências públicas para discutir o projeto com a comunidade. Posteriormente, o Executivo abrirá o processo de licitação e, após a escolha da empresa, as partes envolvidas deverão assinar o contrato até o segundo semestre do próximo ano.

Diretrizes

Uma das principais preocupações do GT é a mobilidade nas vias de acesso ao Serra Dourada, especialmente em relação aos bairros a Leste do estádio, que possuem alta densidade populacional e uma concentração de serviços públicos significativa. Nessa região, tem a Prefeitura de Goiânia, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público Federal e os Fóruns Cível e Criminal.

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), que lidera o GT, destacou que esse é um ponto positivo, uma vez que cerca de 12 mil pessoas, em um raio de um quilômetro, poderão se tornar clientes em potencial do novo Distrito de Esportes e Entretenimento.

O Grupo de Trabalho também abordou questões relacionadas à construção de uma ampla e arborizada avenida, denominada “boulevard”. Além disso, a criação de um centro administrativo destinado aos funcionários do Governo de Goiás. A prioridade é para aqueles atualmente alocados em prédios alugados pelo Executivo.

O vice-governador também estipulou que os estudos técnicos dos três grupos empresariais compartilhem um objetivo comum. Após a revitalização, o Estádio Serra Dourada deve se tornar o que arquitetos e urbanistas chamam de uma nova “centralidade” para Goiânia, ou seja, um ponto de encontro para os residentes da capital.

Empresas

Durante essas reuniões, as empresas aproveitaram para esclarecer dúvidas e apresentar seus portfólios. A Progen S.A., por exemplo, é responsável pela reforma do Estádio Pacaembu em São Paulo (SP), que serviu como inspiração para o projeto do Serra Dourada, bem como pelo Ginásio do Mineirinho em Belo Horizonte (MG).

Já o grupo RNDG está à frente do Mané Garrincha em Brasília (DF). Enquanto o Consórcio Novo Serra Dourada tem experiência em arenas esportivas nas cidades de Barueri e Araraquara, ambas no interior de São Paulo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 09 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.