A chef Dani Brandão (Foto: Sagres On)

É comum no cotidiano se ouvir comentários como “você devia fazer pra vender” sobre as receitas de uma tia, uma avó, uma amiga e até mesmo as suas. O talento, em muitos casos, é maior que a coragem e o desejo de abrir o próprio negócio acaba adormecendo. 

Segundo levantamento mundial do Monitor Global de Empreendedorismo, em parceria com Sebrae, o número de mulheres que deixam o medo de lado resultou em mais de metade dos novos negócios abertos há dois anos. De acordo com a embaixadora da Rede Mulher Empreendedora, Valéria Ruiz, os grandes desafios, não são motivos para desistir. 

“Escuto muito as pessoas dizerem que têm vontade e uma boa ideia. Isso é muito bacana, mas mais importante do que isso é criar coragem e saber que o empreendedorismo é maravilhoso mas existem muitos desafios. É dar o pontapé inicial e colocar a mão na massa”, recomenda. 

Conforme estudo do Monitor Global de Empreendedorismo, cerca de 35% das mulheres empreende em casa. Valéria Ruiz acredita que isso é uma vantagem.

Além disso, o levantamento mostra que 16% das mulheres que empreendem investem em restaurantes. O último balanço da Indústria Brasileira de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, mostrou que o Brasil é o quarto maior consumidor de chocolate do mundo.

Unindo o favoritismo do público e o amor pelo doce, a cheff Dani Brandão se especializou na área, e começou a carreira em multinacionais.

“Quando comecei tinha uns 10 anos em casa ajudando a minha mãe, que sempre trabalhou com chocolate. Profissionalmente, com 16 anos eu trabalhava para empresas multinacionais, e minha mãe que assinava, porque eu não podia assinar o contrato. Eu não comecei para vender, mas para ensinar outras pessoas”, explica. 

Para aquelas que tem vontade de empreender, acontece nesta terça-feira (4) o Primeiro Encontro de Mulheres empreendedoras do Setor de Alimentação Fora do Lar, organizado pela Rede Mulher Empreendedora em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Goiás (Abrasel). No evento haverá o workshop: Desafios dos Negócios da Gastronomia e a palestra “Sei fazer, não sei vender”, com a diretora da Rede, Marcela Quiroga. 

Além da advogada e designer de moda, Ludimila Estulano com a importância das redes sociais e como elas podem ajudar nos negócios. A food stylist, Fabiana Couto que vai dar dicas de como montar o produto de forma bonita e mais atrativa, e a jornalista e fotógrafa profissional, Luísa Gomes, sobre como a fotografia pode ajudar empreendedoras na área de alimentação. São 200 vagas com inscrições gratuitas que podem ser feitas clicando aqui.